Dia Internacional do Voluntário: 5 de dezembro

. .

Dia Internacional do Voluntário

Em 1985 a ONU instituiu o Dia Internacional do Voluntário, que é comemorado no mundo todo no dia 5 de dezembro. A data foi criada com o intuito de espalhar a solidariedade pelo mundo por meio das atividades realizadas pelos voluntários.

O voluntário é aquele que doa o seu tempo e trabalho de forma a ajudar outras pessoas, seja de forma direta ou indireta. 

Quer saber um pouco mais sobre o Dia Internacional do Voluntário e tudo que a importância do serviço voluntário para as pessoas e para o mundo? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

A importância do voluntário

O serviço voluntário é de grande importância, tanto para aquele que pratica, quanto para aquele que recebe.

Por exemplo, mesmo que o voluntário não seja capaz de curar uma doença, ele pode estar perto daquela pessoa para ajudar a melhorar sua autoestima. O simples ato de levar alegria a essa pessoa é um trabalho muito importante que pode ser realizado em atividades voluntárias.

Com a crise causada pela pandemia, o serviço voluntário se tornou ainda mais necessário. Várias pessoas ficaram em uma situação ainda mais complicada durante a pandemia, e levar apoio para essas pessoas se tornou uma grande tarefa.

O trabalho voluntário pode ser visto em várias formas, seja para levar comida para aqueles em necessidade, seja para ler um livro para crianças no hospital. Além disso, nem sempre o serviço voluntário precisa ser feito de forma presencial.

Dar o apoio necessário para vítimas de violência doméstica, mesmo que por conversas telefônicas ou de vídeo, pode dar a segurança necessária para essas pessoas. A segurança e a confiança são um fator de extrema importância para que elas tenham coragem de se livrar de relacionamentos tóxicos e pedir ajuda externa.

Áreas de atuação para voluntários

Há diferentes áreas de atuação para os voluntários. A ONU cita algumas, tais como:

Erradicar a pobreza extrema e a fome;
Proporcionar o ensino básico para a população mundial;
Promover a autonomia das mulheres e a igualdade entre os sexos;
Reduzir a taxa de mortalidade infantil;
Melhorar a saúde materna;
Combater a malária, HIV e outras doenças;
Garantir a preservação do meio ambiente;
Estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.

Essas são algumas das áreas estabelecidas pela ONU para a atuação de voluntários, mas isso não significa que não haja muitas outras opções. Qualquer um pode ser voluntário, mesmo sem nenhum tipo de conhecimento específico em cada uma das áreas, basta querer ajudar. 

Ser voluntário é muito mais do que sair do seu país para ajudar em algum projeto, você pode ser voluntário por uma causa aí mesmo na sua cidade. Você ainda pode contribuir com o serviço de outros voluntários, simplesmente fazendo a sua parte.

Grande parte do serviço de reciclagem de resíduos é feito por pessoas voluntárias que querem ajudar com a preservação ambiental. Mesmo que você não tenha o tempo necessário para ser voluntário, apenas o ato de separar o lixo na sua casa pode ser um grande passo para um mundo melhor.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o Dia Internacional do Voluntário, bem como as áreas de atuação e a importância desse serviço. Então é só escolher uma causa e começar a contribuir nos tantos projetos espalhados pelo mundo.

Como viajar e ser voluntário

Para quem está procurando uma experiência diferente, é possível viajar como voluntário também! A Exchange do Bem é uma empresa social que conecta voluntários com projetos sociais pelo mundo.

Criamos um e-book com as dúvidas mais frequentes relacionado ao tema!

dia internacional do voluntario