O que são os ODS da ONU?

. .

O que são os ODSs da ONU?

Você já ouviu falar sobre os ODSs da ONU? 

Os Objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas são uma excelente forma de você fazer o bem, ajudar o próximo e ainda contribuir para o desenvolvimento do planeta.

Conheça mais sobre os ODSs no texto de hoje!

ODSs da ONUDefinição dos ODSs da ONU 

ODSs é uma sigla que significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Os ODSs são metas carregadas de um chamado mundial, visando a aplicação de ações que assegurem o fim da pobreza, a proteção do clima e do meio ambiente. 

Além disso, essas iniciativas propõem-se a garantir que todos os cidadãos, independente do lugar do planeta que moram, tenham o direito de viver com prosperidade e paz.

Assim, todas essas práticas são voltadas para o objetivo final de assegurar que a Organização das Nações Unidas (ONU) cumpra os propósitos firmados na Agenda 2030 no Brasil. 

Como surgiram os ODSs da ONU?

No ano de 2000, durante a cúpula do milênio, foram criados 8 objetivos específicos para resolver os principais problemas das comunidades pobres do mundo.

Porém, por serem focados demais em certos públicos, esses objetivos iniciais foram criticados e, apesar de terem resolvido muitas questões (como redução da mortalidade infantil, por exemplo), eles pareciam incompletos.

Diante disso, a ONU estipulou que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável teriam a atribuição de fazer aquilo que os Objetivos do Milênio (ODMs) não conseguiram cumprir.

Quais são os ODSs da ONU?

Dia após dia, brasileiros ligados às instituições parceiras da ONU trabalham a fim de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Portanto, você deve está se perguntando: Quantos e quais são esses objetivos?

Enfim, são 17 objetivos pretensiosos e interligados que abrangem sobretudo os setores ligados ao desenvolvimento da sociedade, liderados tanto pelos brasileiros como por todas as pessoas ao redor do mundo. 

Quer saber se um (ou mais) dos objetivos tem a ver com o seu propósito de vida? Então, confira as propostas listadas em cada ODSs da ONU e o que cada uma almeja alcançar.

1. Erradicação da pobreza

Busca acabar com a pobreza presente de diversas maneiras e em todos os cantos do mundo.

2. Fome zero e agricultura sustentável

Almeja acabar com a fome, obtendo uma alimentação segura, através da melhoria nutritiva e a promoção da agricultura sustentável.

3. Saúde e Bem-Estar

Visa assegurar uma saúde acessível a todos, ao mesmo tempo que garante a qualidade dos serviços e bem-estar de todos os indivíduos, em qualquer faixa etária.

4. Educação de qualidade

Possibilita uma educação inclusiva de fácil acesso, com qualidade e justa para todos, no intuito de viabilizar chances de aprendizagem no decorrer da vida para todas as nações.

5. Igualdade de gênero

Tem a perspectiva de conseguir a igualdade de homens e mulheres, promovendo a igualdade de gênero, principalmente para as meninas e mulheres.

6. Água potável e saneamento

Pretende assegurar água potável e saneada para todos, por intermédio de uma administração sustentável desse recurso, aliado a sua disponibilidade.

7. Energia limpa e acessível

Procura garantir acessibilidade a fontes de energia seguras, modernas e sustentáveis para todas as pessoas.

8. Trabalho decente e crescimento econômico

Almeja o avanço da economia de maneira inclusiva e sustentável, junto do uso de um trabalho íntegro e que valoriza a produção. Busca assim, um emprego digno para todos.   

9. Indústria, inovação e infraestrutura

Determina a construção de infraestruturas resistentes, ao mesmo tempo que promove a industrialização sustentável e inclusiva, própria para incentivar práticas inovadoras.

10. Redução das desigualdades

Objetiva diminuir as desigualdades dentro das nações e entre as nações. 

11. Cidades e comunidades sustentáveis

Anseia transformar as cidades e comunidades em espaços mais inclusivos, sólidos, sustentáveis e resistentes. 

12. Consumo e produção responsáveis

Ambiciona a garantia de normas de consumo que visem a produção sustentável.

13. Ação contra a mudança global do clima

Incentiva a adoção de ações urgentes a fim de lutar contra as transformações climáticas e suas consequências para o planeta.

14. Vida na água

Pretende alcançar a conservação e uso sustentável dos espaços marítimos, como mares, oceanos e demais recursos marinhos, sempre em busca do progresso sustentável.

15. Vida terrestre

Tem a função de assegurar proteção, promoção e restauração dos ecossistemas terrestres de acordo com o uso sustentável. 

Também aspira em prol de administrar com sustentabilidade as florestas, indo contra a desertificação do solo, detendo e recuperando a destruição das terras e freando a perda da biodiversidade.

16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Dedica-se à promoção de sociedades inclusivas e harmoniosas para a evolução sustentável, possibilitando a acessibilidade da justiça para todos e a construção de organizações eficientes, prudentes e inclusivas para todas as modalidades.

17. Parcerias e meios de implementação

Fortalecer os mecanismos de implementação, renovando a cooperação mundial para o progresso sustentável. 

ODSs da ONU

Qual a importância desses objetivos?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável possuem enorme importância para toda a população, porque além de definir onde e como devemos estar em 2030.

Fora isso, eles ainda expressam novas maneiras de nos comportamos sem agredir a natureza, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta.  

Além disso, os ODSs da ONU são muito relevantes pois eles são o modelo de ação para alcançar dias melhores no futuro, tornando o mundo mais sustentável para todas as pessoas.

Da mesma forma, eles funcionam como um manual de ações que os países têm de desenvolver para preservar o seu país e assim contribuir para o desenvolvimento mundial.

Como pudemos notar, os ODSs e dividem-se em iniciativas visando o progresso social, segurança do ambiente e continuidade da economia. 

Ou seja, ambas as metas estão ligadas entre si, com um forte apelo de uma vida pautada na sustentabilidade do meio ambiente.

Como ajudar a ONU a alcançar os ODSs?

Agora que você já sabe quais os 17 ODSs da ONU, provavelmente deve estar se perguntando como encontrar um projeto social que vá de encontro ao seu propósito de vida, correto?

Afinal, pode ser que você deseje aplicar suas habilidades para ajudar outras pessoas – no Brasil e/ou em outros países. Ou então, se preocupa em como o mundo deve ficar daqui a 40, 50 anos e quer contribuir para que o resultado seja positivo.

Por isso, nós temos um campo no nosso site onde você pode encontrar diversos projetos ideais para seu perfil. Então, conheça os Projetos da Exchange do Bem e colabore para o mundo atingir os ODSs!

intercâmbio voluntário