Onde e como fazer trabalho voluntário no Brasil?

. .

Aqui na Exchange do Bem acreditamos no poder do trabalho voluntário, seja ele com um intercâmbio voluntário, ou através de atividades de voluntariado aqui no Brasil, em sua cidade e no seu bairro. Por isso, escrevemos esse texto: Trabalho voluntário no Brasil, onde e como fazer?

Antes de mais nada, para abordar esse assunto, vamos explicar o que é trabalho voluntário, como realiza-lo aqui no país, onde é possível voluntariar, e as possibilidades que nós oferecemos. Temos certeza, que depois que você terminar de ler esse texto, você vai querer se engajar no momento seguinte! 😊

Turismo Consciente - Praia da Pipa

O que é trabalho voluntário?

Como recebemos frequentemente a pergunta se o trabalho voluntário vai ser remunerado, ou o voluntário receberá alguma ajuda de custo para realizá-lo, resolvemos começar explicando o que é trabalho voluntário.

Para nós, de forma resumida, trabalho voluntário é: “Ato de doar tempo, trabalho e talento para o outro de forma espontânea, sem esperar nada em troca, seja no seu bairro, ou em outro país.”

Sobretudo o voluntariado não é sobre doar o que quiser, sem nem perguntar para a instituição sobre o que é preciso. Acima de tudo, é sobre entender a realidade do projeto e atender as demandas existentes na organização.

Como fazer trabalho voluntário no Brasil?

Em 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 7,2 milhões de pessoas realizaram algum tipo de trabalho voluntário aqui no Brasil. Esse valor representa que 4,3% da população doou seu tempo para auxiliar alguma causa. E você, faz parte dessa estatística?

Para começar a voluntariar aqui no Brasil, basta você pensar em três pontos importantes:

Que causa me brilha os olhos?

Conhecer suas paixões (no plural mesmo), pode ajudar a nortear suas ações e a compreender suas motivações. Então pense sobre o que você já estudou, nos livros que leu, nos tipos de conversas e histórias que você acredita serem as mais estimulantes e canalize esses pensamentos em ideias que possam trazer impactos positivos para o mundo.

moinho cultural exchange do bem

Listamos aqui algumas causas que apoiamos e que podem servir como ponto de partida para sua reflexão: Proteção Animal; Empoderamento de Comunidades; Educação; Empoderamento feminino; Esportes; Proteção à infância; Reformas e Saúde.

Como escolher uma instituição para trabalhar?

O primeiro aspecto a ser considerado é a distância entre sua casa (ou o seu emprego) e o local do voluntariado. Para que você tenha disciplina, acreditamos que quanto mais perto o trabalho voluntário for de sua casa ou de seu emprego, maior será seu engajamento e motivação. Sabemos que quanto maior a distância ou dificuldade de deslocamento, maior a chance de desistência.

Outro ponto importante para fazer trabalho voluntário no brasil é escolher uma instituição idônea. Existem vários projetos que se aproveitam das comunidades e passam de alguns limites apenas para atrair mais voluntários. Apoiar esses tipos de iniciativa não é saudável, pois gera um descompasso nas comunidades atendidas.

Que habilidades eu preciso ter?

Fazer o bem, que mal tem? Não gostamos muito dessa frase, e vamos explicar o porquê. Fazer um trabalho voluntário envolve realizar atividades que vão impactar a vida de várias pessoas. Então não basta fazer por fazer. Do mesmo modo é preciso se dedicar, entender a necessidade do projeto, atender às demandas da comunidade e em alguns casos, é preciso inclusive se aperfeiçoar no assunto para conseguir realmente fazer a diferença.

Por isso comentamos anteriormente sobre a doação de seu talento. Certamente é preciso que você se informe e se prepare para as atividades que poderão ser realizadas.

Onde fazer trabalho voluntário no Brasil?

Essa resposta é para ser fácil, não? Você pode fazer no seu bairro, na sua cidade, em qualquer região do país!

Turismo Consciente - Praia da Pipa

Primeiramente a gente sempre recomenda começar o trabalho voluntário aqui no Brasil pelo seu bairro. Dê uma volta pela região. Procure projetos, ONGs, instituições que podem precisar de auxílio e onde o trabalho voluntário é bem-vindo. Igrejas, associações, clubes também são uma boa opção para se engajar com o voluntariado. Assim, procure por vagas em murais, indicações e conversando com os seus vizinhos. A internet pode ser sua aliada nessa busca!

Se por acaso você não achar no seu bairro, que tal expandir sua busca para a sua cidade? Certamente você encontrará alguma instituição onde suas habilidades serão úteis. Outra forma de procurar algo em sua cidade, é através do site da Atados, que te permite buscar pela sua cidade projetos interessantes.

Eventualmente, se você tem um tempo livre e quer se dedicar a um projeto integralmente por um período, o intercâmbio voluntário pode ser uma boa pedida. Contudo nesses casos você terá o custo com a viagem e poderá voluntariar pelas 5 regiões do país. Nesse sentido, agências confiáveis podem te ajudar com a organização de sua viagem, para vivenciar essa experiência única e transformadora.

Por que a Exchange do Bem?

A gente acredita no poder de transformação do trabalho voluntário! Em suma, nós inspecionamos os projetos, capacitamos os voluntários e mensuramos o impacto social causado pelas viagens. Tudo isso para que cada Intercâmbio Voluntário seja uma experiência transformadora para todos os envolvidos.

Pelo Brasil, apoiamos diversos projetos espalhados pelas 5 regiões no país. Assim, para fazer trabalho voluntário no Brasil, você pode realizar o seu trabalho voluntário em Pipa, Amazônia, Rio de Janeiro, João Pessoa, Corumbá, Pantanal, Bonito, perto de Curitiba e em Florianópolis.

Listamos aqui três excelentes oportunidades para começar a organizar o seu intercâmbio voluntário:

Projeto Conservação de Animais Marinhos

A missão desse projeto é resgatar, reabilitar e reintroduzir animais selvagens ao seu habitat e atualmente com foco maior em animais marinhos. A princípio são duas principais frentes de trabalho que o voluntário pode ajudar: na parte de educação ambiental e também com o manejo dos animais. O projeto está localizado em Floripa e o voluntário ficará em uma acomodação especial. Para saber mais informações, acesse o site do projeto.

Instituto Moinho Cultural

Esse é o projeto para quem gosta de crianças e acredita na educação e no poder de transformação através de atividades culturais, como música e dança! Os voluntários podem auxiliar das aulas diárias de música, dança e tecnologia. Além disso, apoiam as atividades de apoio escolar, idiomas, educação ambiental e patrimonial, no contra turno da escola regular. O projeto fica em Corumbá, na entrada do Pantanal e a acomodação do projeto é em um hostel. Para saber mais informações, acesse o site do projeto.

Projeto Amazônia – Doutores das Águas – Viagem em grupo

Do dia 19 a 31/07/2022 passaremos 13 dias viajando em um barco passando por diferentes comunidades ribeirinhas. Certamente essa será uma viagem de grande imersão cultural para ajudar e conhecer uma das mais belas regiões do país. O objetivo é levar educação sobre assuntos como higiene bucal e cuidados básicos de saúde. Para saber mais informações, acesse o site do projeto.