Você sabia que é possível fazer intercâmbio social no Brasil?

. .

Você sabia que é possível fazer um intercâmbio social aqui mesmo no Brasil e ainda conhecer lindos lugares?

A missão da Exchange do Bem é fomentar o voluntariado no Brasil e acreditamos não é preciso apenas viajar para o exterior para se engajar em uma causa social, aproveitar para visitar lugares exuberantes e ter uma vivência cultural diferente!

Se você é um brasileiro, louco por todas as nossas belezas naturais, e tem vontade de participar de um intercâmbio social no próprio país, você precisa conhecer os projetos que apoiamos por aqui!

Turismo consciente | Praia da Pipa

Na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, você pode apreciar as mais belas praias, curtir a natureza, caminhar por cima das falésias, tomar uma água de coco e ainda contribuir com até quatro projetos diferentes na mesma semana, através de nosso programa de Turismo Consciente!

O voluntário se envolve com causas ambientais: seja no “Projeto Tamar” com tartarugas, ou no cultivo e plantio de árvores no “+ Árvores” e com causas sociais: apoiando atividades no “Projeto Afeto”, uma escola para pessoas com necessidades especiais, ou ainda organizando uma roda de leitura no “Biblioteca na Praça”.

O propósito desse programa é ajudar na inclusão social das crianças, na preservação do meio ambiente local e no crescimento do turismo na região de uma forma mais inclusiva e sustentável! 😊 Para saber mais, basta acessar a página de nosso site.

Vivências Jatobazinho

Localizado no coração do Pantanal sulmatogrossense, esse projeto é para quem quer mergulhar de cabeça em uma região remota e ajudar em uma escola que atende toda a comunidade ribeirinha da região!

Para chegar ao projeto é preciso pelo menos 2 horas de barco, em um lindo trajeto pelo Rio Paraguai. Só nesse trajeto você já vai experimentar a oportunidade de ver animais vivendo em seu habitat natural, apreciar o verde do Pantanal e a brisa de um longo passeio de barco.

A escola funciona 24 horas, e o voluntário ajuda o projeto em várias frentes, desde o administrativo; ou na parte mais educacional, como no apoio nas atividades recreacionais e construção de oficinas para os alunos; ou ainda nos grupos de relacionamento com a comunidade. Para conhecer mais detalhes sobre o projeto ou sobre as atividades a serem realizadas, esse é o link


Educação ambiental e conservação da natureza

Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e motivos não faltam para você fazer o seu programa de voluntariado por lá! Além de visitar a famosa Gruta da Logo Azul, conhecer algum parque de cachoeiras, e fazer uma flutuação, você pode conciliar com o trabalho voluntário focado para preservação do meio ambiente e das belezas naturais da região!

O projeto precisa de ajuda de nossos voluntários para organizar as atividades de cunho educativo para conservação do meio ambiente, ou ainda em atividades em campo para reflorestamento da mata nativa, como coleta de sementes, manutenção do viveiro e apoio na produção, além de dar suporte em algumas atividades administrativas.
O objetivo do projeto é incentivar a educação ambiental em Bonito e fomentar a conservação da natureza, e você pode fazer parte dessa história! Quer participar, conheça mais informações sobre esse projeto aqui!

Todo voluntário que viaja conosco se torna um embaixador do projeto em que atuou, sendo ele no Brasil ou não! Além disso, muitos de nossos voluntários voltam ainda mais engajados com a própria comunidade após o nosso programa! Participe, viaje, voluntarie, experimente essa experiência conosco! 😊