Minha primeira viagem internacional: o que eu preciso saber?

. .

Expectativa, ansiedade, alegria. Viver a experiência de uma viagem internacional pela primeira vez gera um misto de sentimentos… e dúvidas! Afinal, mesmo os viajantes mais experientes vivem situações que fogem do seu controle, imagine uma marinheiro de primeira viagem.

E é para evitar transtornos e para que você possa planejar sua primeira viagem com a tranquilidade que merece que nós preparamos um guia com as informações mais importantes. Fique atento e mãos à obra!

Destino

Obviamente, o primeiro passo é escolher para onde será sua primeira viagem. Para isso, existem várias dicas que podem ajudar você a escolher o destino ideal. Uma delas é conhecer e entender um pouco mais de você mesmo e do seu perfil. Também é importante saber que tipo de experiência você está procurando.

Países da América Latina, como o Peru e a Costa Rica, por exemplo, são ótimos para quem quer fazer uma viagem internacional, mas não quer ter tanto impacto de idioma e cultura. Se a ideia é aprimorar o inglês, então a África do Sul pode ser uma boa escolha. Com uma infraestrutura completa, o país costuma receber muitos visitantes e é ideal para quem está viajando pela primeira vez.

Neste texto a gente fala um pouco mais sobre todos os destinos oferecidos pela Exchange do Bem.
Passagem aérea.

Destino escolhido é hora de encarar a parte burocrática. O primeiro desafio é a compra das passagens. E a principal dica é planejamento. Quanto mais antecedência você tiver para comprar suas passagens, mais em conta elas vão sair. Vale também ficar de olho nos sites das companhias aéreas que sempre oferecem boas promoções.

Passaporte

Com exceção dos países do Mercosul, onde é possível entrar apenas com um documento de identidade, para outros destinos você vai precisar de um passaporte. O caminho para emiti-lo é simples. Basta ir até a Polícia Federal solicitar a emissão. O agendamento é feito online mesmo. O valor varia em torno de R$250,00. É preciso ficar atento, no entanto, aos prazos. É bom sempre fazer o pedido com antecedência.

Visto

Outra exigência de alguns países é o visto de entrada. Antes de embarcar, é preciso de certificar se o país escolhido exige visto ou não. A melhor forma de saber se o país exige este documento e como é feita a emissão é entrando em contato com as representações consulares (Embaixada ou Consulado) do país que deseja visitar. Mas aqui  tem uma lista com todos os nossos destinos e a exigência ou não de visto. Vale dar uma olhada.

Vacinas

Muito comum em vários países é um comprovante internacional de vacinação contra diferentes doenças. O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a prioridade de emissão é para quem já tem uma viagem programada e comprovada.

Dinheiro

Tão importante quanto todos os documentos, o planejamento financeiro é fundamental para sua viagem. Isso significa planejar todos os gastos que você terá, desde o pagamento dos custos do programa de intercâmbio, o visto, o seguro saúde e a compra de passagens, até o valor necessário na moeda do local de destino.

A melhor forma de chegar ao fim da viagem sem ter gasto todo o seu dinheiro é estipular metas de gastos. Também é importante pesquisar sobre a moeda local, os valores e taxas na hora de trocar. Para levar seu dinheiro também existem várias opções, como o cartão de crédito e o cartão pré-pago. No texto Qual é o melhor jeito de levar dinheiro para o exterior? a gente fala mais sobre esse tema.

Seguro de viagem

A gente nunca quer que nada saia errado na nossa primeira viagem, mas o seguro viagem é uma forma de garantir que, caso algo ocorra, você terá toda a assistência necessária. O seguro é temporário e funciona durante o período que você estiver viajando. Ele também é uma garantia de indenização para várias situações e acidentes que podem ocorrer durante este período.

Os seguros viagem, normalmente, cobrem atendimentos médicos de urgência e emergência. Mas não só isso. Eles também oferecem outras garantias, como indenização no caso de extravio de bagagem,  repatriação do corpo em caso de morte e até funeral.

Cada seguro funciona de acordo com normas pré-estabelecidas, mas, de maneira geral, o seguro prevê que, no caso de necessidade de atendimento médico, por exemplo, você pague pelas despesas do próprio bolso e depois solicite o reembolso para a seguradora.

Mais informações sobre seguro viagem você pode encontrar aqui.

Roteiro

Destino escolhido e documentos organizados está quase tudo pronto para sua primeira viagem. O passo seguinte agora é criar um roteiro. Ou seja, planejar como serão seus dias nesse outro país. Essa organização ajuda você a sentir seguro quanto aos passos que dará, mas também a planejar os gastos que terá e até mesmo as roupas que levará na mala, já que, por exemplo, existem atividades que exigem roupas especiais.

Aliás, é importante, nesse planejamento, dar uma olhadinha na previsão do tempo para não exagerar nem faltar nada na bagagem. Por falar nisso, preparar a mala também é um passo importante antes de embarcar.

Se você quiser saber mais sobre isso, pode acessar nosso texto com dicas sobre malas e aeroportos.

Pronto! Agora, é só escolher para onde será sua primeira viagem e aproveitar toda essa experiência.

Encontre seu destino

A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para ações sociais no Brasil.