Você sabe o que é multiculturalismo? Antes de mais nada, ele é uma parte importante de uma sociedade global que fazemos parte e se refere ao reconhecimento e celebração de diferentes culturas e origens dentro de uma nação, particularmente em termos de cultura étnica.
A ideia é que a manutenção do multiculturalismo ajude a prevenir a discriminação racial, fortaleça a diversidade e beneficie a todos ao promover a apreciação mútua, o respeito, o entendimento e, portanto, a cooperação entre diferentes culturas.
A partir de um fenômeno diretamente relacionado com a globalização, explicamos o que é multiculturalismo e como ele impacta nas nossas vidas. Vamos saber mais?
Conheça a Exchange do Bem: Intercâmbio Voluntário em +15 países
O que é multiculturalismo?
Vivemos em um mundo cada vez mais integrado, no qual as profundas transformações tecnológicas e econômicas tornaram as distâncias menores e aproximaram diferentes culturas.
Uma cultura é formada por um conjunto de tradições, expressões artísticas e religiosas que identificam um povo.
A sociedade multicultural é reconhecida por preservar, respeitar e incentivar a convivência harmoniosa, valorizando, então, as diferenças culturais.
As pessoas partilham formas únicas de vida e, como resultado dessa integração, ganhamos um maior desenvolvimento com a compreensão, a consciência e a capacidade de interagir com diferentes culturas.
Qual a importância do multiculturalismo?
Entender o que é o multiculturalismo é um ponto importante da nossa era moderna! Principalmente, ele se apresenta com a ideia de que os países e seus cidadãos podem ser enriquecidos quando diversificam suas visões e experiências.
O cultivo da compreensão mútua entre culturas é essencial para a coexistência pacífica. Alguns exemplos da prática nos permitem entender a importância do multiculturalismo na nossa sociedade.
Podemos citar, por exemplo, o respeito ao culto de diferentes religiões em uma mesma sociedade, ou ainda, o respeito a músicas de culturas distintas que são diferentes das quais estamos acostumados – entendendo que não são superiores ou inferiores.
Aproximação de diferentes culturas
O desenvolvimento tecnológico aproximou as distâncias graças aos meios de transportes mais eficientes e a telecomunicação.
Como resultado destes processos históricos, as culturas passaram a sofrer maior interferência externa e um processo de incorporação de diferentes elementos que passaram a conviver em um espaço em comum.
Esse conjunto de transformações confere um novo significado para os indivíduos, para a sociedade, modos de vida e formas de cultura.
Para entender o que é multiculturalismo basta observar a sua volta, esta já é uma realidade encontrada em quase todos os locais do mundo.
Atualmente, países inteiros, locais de trabalho e escolas estão sendo cada vez mais compostas por diferentes grupos culturais.
Assim, ao reconhecer e aprender sobre esses vários grupos, construímos confiança, respeito e compreensão.
Comunidades e organizações em todos os contextos podem se beneficiar das diferentes origens, habilidades, experiências e novas maneiras de pensar que vêm com o multiculturalismo.
Quais são as características do multiculturalismo?
O multiculturalismo surgiu como uma resposta contrária à tentativa de incorporação de grupos minoritários a uma cultura hegemônica.
Dentro dessa ideia que ajuda a explicar o que é multiculturalismo, vale considerar algumas características da concepção.
As principais são que o movimento valoriza as diferenças culturais e incentiva o respeito entre as diferenças.
Faz parte da visão multiculturalista, o respeito e a convivência pacífica entre as diferentes culturas que coexistem em um mesmo local.
Entenda o multiculturalismo no Brasil
Para entender o que é o multiculturalismo no Brasil, vale lembrar do processo migratório ocorrido no país, assim como, a própria diversidade étnica que é própria dos brasileiros.
O processo migratório já começa em 1500 com a chegada dos portugueses por aqui. Os índios eram o povo local e, mais tarde, com a escravidão, o país também recebeu diversos povos africanos.
Muitos imigrantes europeus também vieram para cá após a abertura dos portos a partir de 1808. Holandeses, franceses, espanhóis, italianos, japoneses, alemães foram alguns dos principais povos que vieram para o país.
Principais desafios do multiculturalismo
Um dos principais desafios do multiculturalismo é conciliar a globalização com a identidade de cada cultura. Como, afinal, realizar a integração de culturas sem que haja o domínio de algumas em relação a outras?
Outro desafio é o multiculturalismo na prática, assim como a discriminação racial e o cuidado com a inclusão social. Por exemplo, se um país promove políticas públicas favoráveis a imigrantes, estaria o povo disposto a aceitar esses imigrantes da mesma forma?
Em muitos países a perseguição a imigrantes é uma realidade bastante comum e, por isso, dentro do que é o multiculturalismo, também é preciso pensar em como superar esses desafios.
Leia também: A curva de um intercâmbio cultural
Palestras sobre Multiculturalismo
Com nossa experiência de atuação em 18 países, cada um com uma cultura única, oferecemos palestras sobre multiculturalismo para empresas e eventos.
As palestras são conduzidas por Eduardo Mariano, fundador da Exchange do Bem. Além de sua experiência na organização, Eduardo trabalhou em multinacional com equipes de diversas regiões e já morou em três países, além de ter vivido no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.
O objetivo da palestra é ampliar a perspectiva do seu time, preparando-o para colaborar com mais empatia, comunicação e respeito às diferenças culturais. A palestra explora como a diversidade cultural pode criar um melhor ambiente para todos, impulsionar a inovação e transformar o multiculturalismo em uma vantagem competitiva para o negócio.
Para agendar uma palestra sobre multiculturalismo ou saber mais informações, entre em contato conosco pelo WhatsApp através deste link.
Quer vivenciar uma experiência multicultural?
Levando em consideração este contexto multicultural, a necessidade de vivenciar uma experiência intercultural vem se tornando cada vez mais iminente. Uma das opções é a realização de um intercâmbio social que proporcione essa imersão.
Essa experiência possibilitará a interação com pessoas da região e com demais voluntários de diversas partes do mundo, enquanto vivencia uma diferente realidade, buscando compreender as necessidades locais e contribuir com as suas habilidades.
Dessa forma, além de conhecer novos costumes e tradições, acrescenta-se a evolução pessoal de desenvolver a consciência das diferenças e a tolerância em relação aos outros, sem falar que boas amizades sempre acabam se firmando nesse contexto!
Aqui na Exchange do Bem, nós proporcionamos essa experiência, conectando voluntários com mais de 70 projetos sociais em 17 países ao redor do mundo.
A África do Sul é um dos destinos mais multicultural que trabalhamos, pois é um país que recebe voluntários de diversas regiões do globo.
Para quem está procurando destinos onde terá maior imersão e encontrará maiores diferenças culturais, recomendamos países como o Quênia, Moçambique, Gana, Nepal, Índia e Tanzânia.
Já destinos como Sri Lanka, Vietnã e Tailândia são ideias para quem quer vivenciar o contraste cultural, porém deseja maior infraestrutura.
Leia também: Como planejar o seu primeiro intercâmbio voluntário
Países latinos, como a Colômbia, Peru e Costa Rica são ótimos para quem deseja uma cultura mais próxima de nós brasileiros. Assim como pode ser uma experiência única participar de um projeto em uma diferente região do Brasil, proporcionando um conhecimento mais profundo sobre as realidades do nosso país.
A experiência multicultural, além de desconstruir preconceitos, auxilia no próprio autoconhecimento do indivíduo e do seu meio cultural. Dessa maneira, investir nessa estratégia para aprimorar sua vivência abrirá caminhos que nem se pode imaginar. Somos cada vez mais cidadãos do mundo!
Conclusão
Entender o que é o multiculturalismo e como lidar com os desafios impostos por ele é uma questão complexa e que ainda tem muito a ser discutida.
A questão da coexistência pacífica entre diferentes culturas é muito antiga na sociedade e, principalmente no Brasil, que é um país bastante rico em diversidade e culturas desde o início de sua história.
E aí, o que achou do texto de hoje? Se quiser conferir mais conteúdos como este, visite outros artigos do blog da Exchange do Bem!