O que é multiculturalismo?

. .

O que é multiculturalismo?

Vivemos em um mundo cada vez mais integrado, as profundas transformações tecnológicas e econômicas tornaram as distâncias menores e aproximaram diferentes culturas. Um fenômeno diretamente relacionado com a globalização, explicamos o que é multiculturalismo e como ele impacta nas nossas vidas.

Uma cultura é formada por um conjunto de tradições, expressões artísticas e religiosas que identificam um povo. Uma sociedade multicultural é reconhecida por preservar, respeitar e incentivar a convivência harmoniosa, valorizando as diferenças culturais. As pessoas partilham formas únicas de vida e, como resultado dessa integração, ganhamos um maior desenvolvimento com a compreensão, a consciência e a capacidade de interagir com diferentes culturas.

quiz intercâmbio voluntário

Aproximação de diferentes culturas

O desenvolvimento tecnológico aproximou as distâncias graças aos meios de transportes mais eficientes e a telecomunicação. Como resultado destes processos históricos, as culturas passaram a sofrer maior interferência externa e um processo de incorporação de diferentes elementos que passaram a conviver um espaço em comum.

Esse conjunto de transformações confere um novo significado para os indivíduos, para a sociedade, modos de vida e formas de cultura. Para entender o que é multiculturalismo basta observar a sua volta, esta já é uma realidade encontrada em quase todos os locais do mundo.

Leia também: A curva de um intercâmbio cultural

Atualmente, países inteiros, locais de trabalho e escolas estão sendo cada vez mais compostas por diferentes grupos culturais. Assim, ao reconhecer e aprender sobre esses vários grupos, construímos confiança, respeito e compreensão.

Comunidades e organizações em todos os contextos podem se beneficiar das diferentes origens, habilidades, experiências e novas maneiras de pensar que vêm com o multiculturalismo.

voluntariar no exterior

Levando em consideração este contexto multicultural, a necessidade de vivenciar uma experiência intercultural vem se tornando cada vez mais iminente. Uma das opções é a realização de um intercâmbio social que proporcione essa imersão.

Essa experiência possibilitará a interação com pessoas da região e com demais voluntários de diversas partes do mundo, enquanto vivencia uma diferente realidade, buscando compreender as necessidades locais e contribuir com as suas habilidades.

Dessa forma, além de conhecer novos costumes e tradições, acrescenta-se a evolução pessoal de desenvolver a consciência das diferenças e a tolerância em relação ao outros, sem falar que boas amizades sempre acabam se firmando nesse contexto!

Quer vivenciar uma experiência multicultural?

Aqui na Exchange do Bem, nós proporcionamos essa experiência, conectando voluntários com mais de 70 projetos sociais em 15 países ao redor do mundo. A África do Sul é um dos destinos mais multicultural que trabalhamos, pois é um país que recebe voluntários de diversas regiões do globo.

Para quem está procurando destinos onde terá maior imersão e encontrará maiores diferenças culturais, recomendamos países como o Quênia, Moçambique, Gana, Nepal, Índia e Tanzânia. Assim como destinos como Sri Lanka, Vietnã e Tailândia são ideias para quem quer vivenciar o contraste cultural, porém deseja maior infraestrutura.

Leia também: Como planejar o seu primeiro intercâmbio voluntário

Países latinos, como a Colômbia, Peru e Costa Rica são ótimos para quem deseja uma cultura mais próxima de nós brasileiros. Assim como pode ser uma experiência única participar de um projeto em uma diferente região do Brasil, proporcionando um conhecimento mais profundo sobre as realidades do nosso país.

A experiência multicultural, além de desconstruir preconceitos, auxilia no próprio autoconhecimento do indivíduo e do seu meio cultural. Dessa maneira, investir nessa estratégia para aprimorar sua vivência abrirão caminhos que nem se pode imaginar. Somos cada vez mais cidadãos do mundo!

Telegram