Sobre a Realização de Um Sonho

. .
Texto escrito pelo Edu, fundador da Exchange do Bem, sobre O INTERCÂMBIO VOLUNTÁRIO NO PERU – uma das maiores realizações em 2019. 

Até início de 2016, eu trabalhava no setor financeiro de uma multinacional. Depois de uma experiência como voluntário no Nepal em 2013, eu mudei minha percepção de mundo e percebi o quão privilegiado eu era apenas por ter uma cama quentinha. Assim, essa viagem fez eu perceber que eu gostaria de trabalhar com pessoas e projetos sociais.

Então, foi só em 2015 quando eu li o livro The Promise of a Pencil: How an Ordinary Person Can Create Extraordinary Change que eu tive a ideia da Exchange do Bem. O livro fala sobre a história de um consultor de uma grande empresa que já construiu centenas de escolas pelo mundo. No final do livro, enviei uma mensagem para o Adam Braun, autor do livro, agradecendo, pois eu sabia que aquilo era o início de uma nova fase.

Mas afinal, o que tem a ver o livro com a construção da creche?

Lendo o livro, enquanto ainda trabalhava no setor financeiro, eu desejei um dia ajudar na construção de escolas. Logo que surgiu a necessidade no Peru, percebi que era o início da realização de um sonho e fez eu perceber que a Exchange do Bem está no caminho certo para impactar a vida de muitas pessoas.

Como começou

A história começou quando a ONG local que apoiamos no Peru nos informou que um vilarejo a quase 4000m de altitude no país precisava de um local para as crianças estudarem. Com dezenas de porcos circulando livres na comunidade, o povo de Achambi, dessa maneira, é uma regiões com maior taxa de problemas gastrointestinais em crianças. Além de parte educacional, a creche também seria um local seguro e higiênico para as crianças ficarem enquanto seus pais estão trabalhando nos campos.

Para que a creche tivesse um verdadeiro impacto social, também era necessária uma professora e com isso Achambi entrou em um programa do governo peruano que leva educação para as áreas mais remotas do país. Assim também, o governo peruano está pagando já a professora da creche.

intercâmbio voluntário

Mãos à obra – Intercâmbio voluntário no Peru

Para a realização desse intercâmbio voluntário no Peru foi preciso muito planejamento. Com tudo organizado, os voluntários da Exchange do Bem desembarcaram no país no mês de julho de 2019, visto que os primeiros 4 dias foram de ambientação com a altitude. A recepção em Achambi foi um dos momentos mais lindos da viagem. Pois o povoado estava muito feliz em nos receber e com a obra que estávamos realizando.

Primeiramente a ideia era que os voluntários participassem da última etapa de construção. Em seguida, instalando o telhado, pintando e cuidando de alguns detalhes no interior da creche. Contudo, como a obra atrasou, os voluntários cavaram e fecharam valas; aplanaram o piso, instalaram tomadas e pintaram o banheiro. Além disso, entregaram kits de material escolar, dançaram, brincaram e deram muito amor às crianças. Assim, ajudamos em tudo que esteve ao nosso alcance para acelerar a obra e no final.

Para finalizar a creche, foi contratada mão de obra local, assim gerou renda também para os membros da comunidade. Aliás, confira o resultado da construção desta creche linda abaixo, fruto do  trabalho do grupo que participou do intercâmbio voluntário no Peru.

Sobretudo, acreditamos muito que a educação na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Certamente, essa creche que melhorará a qualidade de educação no vilarejo e diminuirá também problemas com saúde já que as crianças terão um local seguro e limpo para brincar.

O que dizem os nossos voluntários?

Erick: “A viagem foi transformadora. Pois a cada dia me surpreendia com o amor que nos deram. Desde a recepção com danças típicas até um abraço que ganhamos, um sorriso que tiramos. Certamente, a experiência foi um divisor de águas na minha vida.”

Mayara: “Não existem palavras que possam descrever a alegria e gratidão de ter participado desse projeto de voluntariado. Todo amor que recebi das crianças de Achambi vou levar comigo para o resto da vida. Inegavelmente sou muito grata por tudo que vivi. Foi a realização de um sonho. Com certeza volto do Peru uma pessoa diferente. Sem dúvida, fica a certeza de que esse foi apenas o primeiro projeto de voluntariado que fiz. Só quem sente, sabe! E eu desejo que todos possam um dia vivenciar essa experiência única e incrível.”

Amanda: “O que vivi nos dias em que estive no meu intercâmbio voluntário no Peru com a Exchange do Bem foi tão especial que fica difícil descrever. Porque cada momento por lá foi intenso e verdadeiro. Seja na ambientação com a altitude, no aprendizado da construção da creche. Nas brincadeiras com as crianças, na imersão cultural e, claro, e ainda mais na dedicação de todos os envolvidos (voluntários, o Edu, a equipe da Volunteers Peru e o povo de Achambi). Sou extremamente feliz e grata porque vivi essa experiência!”

Victoria: “A gente arranhava aquele sábio portunhol. Mas, nada de Quechua e tampouco eles o português. Independentemente de como, a despedida de Achambi deixou claro o que todos sentiam: gratidão e muito carinho! Logo depois de 5 dias de construção e muitas trocas, as crianças tinham um espaço de educação quase concluído. E nós, voluntários, aprendizados de uma cultura encantadora. Então a vida mudou. A cabeça expandiu. Que seja um caminho sem volta.”

Novos projetos de intercâmbio voluntário no Peru e realizações

Portanto, só temos a agradecer a Volunteers Peru, ONG parceira para execução dos intercâmbios voluntários no Peru. Sobretudo, da organização e parceria para realização desse sonho e para todos nossos voluntários que tornam esses projetos possíveis, sem eles jamais teríamos tirado esse sonho do papel.

Para a realização desse intercâmbio de trabalho voluntário no Peru foi preciso muito planejamento. Com tudo organizado, os voluntários da Exchange do Bem desembarcaram no país no mês de julho de 2019, visto que os primeiros 4 dias foram de ambientação com a altitude.

Então, que venham os próximos anos com novos projetos e novas realizações! 😊

Leia também: Como fazer intercâmbio Voluntário em 7 Passos?

países para voluntariar

Mais acessados