5 Motivos para Você Fazer Intercâmbio Voluntário

. .

Por que fazer um intercâmbio voluntário?

Realizar um intercâmbio voluntário pode ser uma das experiências mais transformadoras que você vai ter. Ao mesmo tempo em que você tem a oportunidade de fazer novas amizades, conhecer pessoas de diversos locais diferentes, vivenciar uma nova perspectiva de mundo, a experiência também ajuda no desenvolvimento de novas habilidades e possibilita que você seja um agente da mudança.

Quer saber mais? Listamos 5 motivos para você fazer um intercâmbio voluntário e ter essa experiência transformadora!

  1. Novas perspectivas

Realizar um intercâmbio voluntário é uma atividade enriquecedora em muitos sentidos. Um dos principais motivos é sobretudo a nova perspectiva de mundo que esta oportunidade pode trazer.

Você estará em um local diferente, inserido em uma nova cultura e em contato com a população local. A convivência ajuda a compreender a diversidade e a refletir sobre outras maneiras de ver uma situação.  Esta imersão cultural expande a sua visão de mundo, trazendo principalmente novas perspectivas.

  1. Desenvolver novas habilidades

Viajar para um lugar diferente é uma das melhores oportunidades para quem quer sair da zona de conforto e buscar novos desafios.

Quando você realiza um intercâmbio voluntário, você vivência uma nova realidade e participa de diversas atividades que ajudam na descoberta de novas habilidades. Além disso, viajar estimula a criatividade. Quando nos colocamos em contato com um novo idioma ou com outra cultura, estamos recebendo diferentes estímulos. Como resultado, estes estímulos trazem novas ideias.

Suas habilidades podem fazer a diferença! Quando você sai da sua rotina e busca por mais conhecimento, você pode chegar mais longe do que imaginou em sua vida.

Por que fazer intercâmbio voluntário
  1. Autoconhecimento

Realizar uma viagem de imersão em uma nova cultura é uma ótima forma de se conhecer melhor!

Desde a preparação, a escolha do destino e do projeto social que você deseja ajudar, é interessante conhecer os motivos para fazer um intercâmbio voluntário e sair da zona de conforto para dedicar o nosso tempo a uma causa.

Durante o seu intercâmbio, você tem a chance de sair da sua rotina e fazer uma autoanálise. Refletir para transformar, rever suas suposições, entender quais são suas habilidades e o seu papel como voluntário no desempenho das atividades durante sua estadia no local. Esta experiência certamente contribuirá para o seu desenvolvimento e conhecimento sobre si mesmo.

Aqui na Exchange do Bem, você começa esta jornada de autoconhecimento ainda antes do seu embarque. Preparamos um curso de capacitação exclusiva aos voluntários, tornando esta uma experiência única tanto para você, como para o projeto. Por isso, conseguimos impactar positivamente os projetos e todos voluntários têm uma experiência transformadora!

  1. Novas amizades

Durante a sua viagem, você também terá a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes locais, com diferentes histórias de vida e que compartilham interesses em comum.

Além disso, fazer um intercâmbio voluntário une as pessoas em prol de uma causa. Ao mesmo tempo em que você ajuda com as necessidades do projeto social quando estiver lá, você também aprende muito e passa a ter uma visão de mundo mais ampliada.

Seja aberto para vivenciar novas experiências e disposto a olhar por outras perspectivas, esses momentos nos transformam e trazem para a nossa vida novas amizades que compartilham com a gente muitas memórias positivas.

  1. Seja responsável pela mudança

Se todos os itens acima já são ótimos motivos para você fazer intercâmbio voluntário, imagina ainda ajudar outras pessoas e comunidades por meio do seu trabalho!

Quando você opta por viajar e contribuir com uma causa, além de ter maior imersão cultural e desenvolver competências pessoais, você se torna um agente da mudança. Você pode auxiliar, por exemplo, no cuidado com animais, participar de projetos de educação e proteção à infância, esportes, saúde, empoderamento feminino, auxiliar comunidades. Enquanto você ajuda, também aproveita a oportunidade para conhecer um novo destino.

Agora que você já sabe porque fazer  um intercâmbio voluntário, conheça também as principais dúvidas dos voluntários na hora de organizar a viagem!

Por que fazer intercâmbio voluntário