Por que Índia?

. .

O trabalho voluntário na Índia pode ser uma experiência única.

Primeiramente, o país possui uma das culturas mais diversas e interessantes do mundo! Com seu contraste de belezas, o país também é uma interessante mistura entre a religiosidade, presente na maior parte da população, e a pesquisa científica.

Atualmente, é um dos países mais populosos do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes.

Com mais de cinco mil anos de história, o país foi fundamental na construção do mundo moderno graças a suas riquezas e contribuições. Além disso, foram os indianos que criaram a Ayurveda, o primeiro sistema de medicina da humanidade!

A quinta maior economia do mundo

Antes de tudo, para fazer trabalho voluntário na Índia é preciso saber que a importância econômica e social do país não está somente no passado!

Recentemente, o país se destacou economicamente e, desde então, vem chamando a atenção graças a sua potencialidade.

E não deve parar por aí. A Índia atualmente ocupa a sétima posição, não só terminará o ano em quinto lugar como, em 2032, deverá assumir a terceira posição.

Isso faz, portanto, com que a economia do país cresça constantemente. Por isso, atualmente, a Índia responde por 15% do crescimento global e a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos anos tem sido comparável e, em alguns casos, superior, a dos Estados Unidos e da China.

trabalho voluntário na Índia

Problemas sociais

As boas notícias, no entanto, ainda não são suficientes para suprir todos os problemas do país.

Apesar do crescimento e de ter a população mais jovem do mundo, dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que cerca de 30% da população jovem está desempregada, sem acesso à educação ou treinamento. 

Em função disso, mais de 20% da população ainda sofre com a pobreza, bem como outros problemas como a insuficiência do sistema de geração e distribuição de energia, o transporte e infraestrutura agrícola inadequados, além das poucas oportunidades de emprego e a indisponibilidade de educação básica e superior de qualidade.

Outra questão muito séria na Índia diz respeito às mulheres. O país já foi considerado um dos mais perigosos para as mulheres do mundo que sofrem com questões que, para nós, são simples, como a menstruação.

Para se ter uma ideia, pesquisas mostram que 10% da população feminina rural na Índia acredita que a menstruação é uma doença! Enquanto isso, outros 20% de meninas abandonam os estudos assim que menstruam, ficando, dessa forma, dependentes economicamente de casamentos arranjados e outros problemas que afetam a parte mais pobre da população.

Conheça nossos projetos na Índia

É em função desses problemas que os projetos parceiros da Exchange do Bem são tão importantes no país! 

Através do trabalho voluntário na Índia você pode fazer a diferença de muitas pessoas e ajudar a transformar a realidade de cada uma delas.

Para isso, temos duas modalidades de viagens para o país:

Viagens em grupo

As viagens em grupo têm datas fixas e contam com a presença de um coordenador da Exchange do Bem, então não é necessário conhecimento em inglês.

O principal objetivo do trabalho voluntário na Índia é mergulhar de verdade na realidade do país, conhecendo mais sobre as necessidades locais e ajudando no crescimento em todos os sentidos.

Viagens individuais

Na modalidade individual, existem projetos nas mais diferentes áreas, seja na saúde, na educação, ou mesmo no empoderamento feminino, tema bastante delicado por lá.

trabalho voluntário na Índia

Mais acessados