O que fazer na Praia da Pipa?

. .

Antes de falar sobre o que fazer em Pipa, que tal conhecer um pouco mais sobre esse local incrível?

Pipa é um distrito da cidade de Tibau do Sul, no estado do Rio Grande do Norte, uma pequena cidade que fica a aproximadamente 90km da capital Natal.

A vila de Pipa conta com praias de beleza magnífica, sendo considerado um dos litorais mais bonitos em todo o país. Toda a vila conta com uma infraestrutura turística completa, com bares, restaurantes e belezas naturais de tirar o fôlego.

Quer conhecer um pouco mais sobre a vila e tudo que você pode fazer por lá? É só continuar lendo até o final do conteúdo que preparamos para você.

Por que visitar a praia de Pipa, no RN?

A Praia da Pipa, também conhecida como Praia do Centro, é a principal orla da vila, localizada em um ponto privilegiado na área central. 

De beleza paradisíaca, a Praia da Pipa é o local perfeito para curtir com os amigos ou com a família.

Quando a maré está baixa, no local se formam várias piscinas naturais, onde é possível usar um snorkel para observar a vida marinhal. 

Mesmo sem um snorkel o local é perfeito para um mergulho ou até mesmo apenas ficar sentado na água calma e morna.

Por ser a única praia onde o acesso não é feito descendo as falésias, a praia central é a mais movimentada, e seu acesso por carro é um tanto limitado. 

O local tem poucas vagas de estacionamento, por isso, é melhor fazer o percurso até a praia caminhando, já que a rua de acesso é toda pavimentada, mesmo sendo íngreme.

Grande parte dos restaurantes e dos quiosques ficam localizados na faixa de areia, tornando o acesso muito mais fácil. 

São várias as opções para conferir por lá, com restaurantes e quiosques para todos os gostos.

Se você quer se hospedar por lá, são várias as opções com pousadas, hotéis e hostels para conferir. 

Além das várias opções em hospedagem, a área central possui a maior parte da infraestrutura em serviços. 

São vários bares e restaurantes para conhecer durante sua estadia, além de mercados e shoppings.

 

O que fazer em Pipa? 7 Lugares para visitar

São várias as opções para se divertir durante sua estadia. E não só na Praia da Pipa, mas em toda a vila. Passeios de cavalo, de bicicleta, caminhadas ecológicas, passeios de barco, de caiaque e de lancha, são opções para todos os gostos.

Além disso, há também passeios para os mais aventureiros, como voo livre e tirolesa. 

Também é possível conhecer as falésias com os passeios de buggy e quadriciclo, mas lembre-se de levar o celular sempre carregado. A beleza do local é tão espetacular que você vai querer tirar milhares de fotos.

Na praia em si, você pode aproveitar a água morna e cristalina para um mergulho ou praticar snorkeling e observar a vida marinha do local. Além disso, com toda a infraestrutura no local, você pode até mesmo só se sentar na areia branca e apreciar a beleza do local apreciando uns petiscos.

As praias são o local perfeito para ter contato com a população e também apreciar as delícias da culinária local. 

Algumas praias são ótimas para curtir as piscinas naturais que se formam, local perfeito para aqueles que estão viajando com a família, onde é possível brincar com as crianças na água sem preocupação. 

São tantas as opções para conferir por lá que vai ser até difícil conhecer os outros pontos turísticos da vila. Confira!

Praia do Amor

Competições de surfe acontecem nas águas agitadas da Praia do Amor. Mas, para aqueles que não curtem surf, o local possui ótima infraestrutura.

A região conta com pratos típicos, cadeiras para alugar e um mirante com uma belíssima vista.

Chapadão

A Praia do Chapadão conta com uma falésia na qual os turistas podem subir e tirar lindas fotos.

O pôr do sol do local é famoso, então vale a pena passar por lá no final da tarde.

Santuário Ecológico

Para quem gosta de natureza, essa é uma ótima ideia do que fazer em Pipa. 

A reserva é preservada e é possível fazer trilha pela mata que fica ao lado do mar. O local também conta com mirantes onde é possível ver tartarugas e golfinhos em seu habitat natural.

Leia também: 9 projetos sustentáveis no Brasil: saiba mais!

Praia do Centro

É bastante frequentada pelos turistas e ótima para dar mergulhos. O local também conta com muitos restaurantes e bares ao redor.

Praia do Madeiro

É linda, mas de difícil acesso para crianças e idosos por ser acessada por uma trilha que contém uma escadaria.

O local conta com infraestrutura com quiosques e barracas e até aula de surf.

Baía dos Golfinhos

Para quem ama golfinhos, essa é uma ótima ideia do que fazer em Pipa e uma das praias que não podem deixar de ser visitadas.

Ela recebeu este nome pois é muito fácil avistar golfinhos, especialmente na hora do almoço. Além disso, a praia é linda e super vale a visita!

Mas vale lembrar que a baía só pode ser visitada com a maré baixa, então é bom ficar atento ao horário!

Praia de Cacimbinhas

Essa praia possui dunas de areia, onde o esporte mais famoso e praticado da região é o “skibunda”.

A Praia de Cacimbinhas não é muito agitada quando o quesito é visitação de turistas. Entretanto não se pode dizer o mesmo sobre o mar que costuma ter bastante ondas e, por isso, atrai surfistas.

O local também conta com lindas dunas, mas pouca infraestrutura de comércios, portanto, vá para lá preparado.

Onde ficar na Praia da Pipa

Agora que você já sabe algumas opções do que fazer em Pipa, confira também sobre as hospedagens. 

São várias opções para conferir na Praia da Pipa, com hotéis, pousadas e hostels para agradar a todos os gostos.

A dica é ficar próximo à Avenida dos Golfinhos que é a rua mais badalada de Pipa onde você encontrará a maioria dos restaurantes e bares. Além disso, ela fica próximo à Praia da Pipa e à Praia do Amor. É possível ir caminhando para ambas da região.

Como chegar até a Praia da Pipa

Para chegar na praia de Pipa você pode ir por Natal ou por João Pessoa, mas a segunda opção fica um pouco mais distante.

Se você estiver em Natal, a vila de Pipa fica localizada a aproximadamente 90km no sentido sul. Caso você viaje com a Exchange do Bem, nós organizamos o seu transfer entre o aeroporto de Natal e a praia da Pipa.

A rota mais rápida de Natal até a vila dura em torno de 1h30 se você estiver de carro, mas caso vá fazer a viagem, é aconselhado fazer a Rota do Sol.

A Rota do Sol passa por vários lugares incríveis que com toda certeza você precisa conhecer, como a Praia do Cotovelo e Pirangi do Norte. Fazendo essa rota, o trajeto até Pipa leva em torno de 2h30, mas isso sem parar em lugar nenhum.

Mas os pontos turísticos na Rota do Sol são tão incríveis que vale a pena gastar o dia todo no percurso. Caso não queira fazer o percurso de carro, você pode optar por táxis ou motoristas de aplicativo, ônibus e transfer.

Leia também: Quais são os melhores países para intercâmbio?

Como funciona o turismo consciente na Praia da Pipa?

A Exchange do Bem organiza viagens para quem deseja conhecer a Praia da Pipa, porém de uma maneira mais profunda. Durante essas viagens, os nossos viajantes ajudam em até quatro projetos na cidade.

Os voluntários têm bastante tempo livre para turismo e duas aulas de surf incluídas por semana, por isso chamamos de turismo consciente.

O programa de Pipa fica aberto durante o ano inteiro, exceto feriados. Você escolhe quando deseja ir e o número de semanas.

Se interessou? 

Acesse a página do programa e confira mais informações!

Dúvidas comuns sobre Pipa

Ainda está com dúvida sobre o que fazer em Pipa? Saiba mais abaixo!

O que fazer em Pipa à noite?

Pipa tem uma noite agitada com baladas, bares e restaurantes. O comércio noturno da região também é recomendado para não dispensar umas comprinhas.

Você também pode visitar a Avenida Baía dos Golfinhos, que é bastante movimentada ou fazer caminhadas mais tranquilas pela orla das praias.

O que fazer em Pipa em 2 dias?

Dia 1: Visitar a Praia do Centro  e a Praia de Pipa pela manhã e a Praia do Madeiro à tarde. À noite, passear e jantar na Baía dos Golfinhos.

Dia 2: Pela manhã Praia do Amor e Chapadão de Pipa, à tarde você pode passear de Buggy na região ou visitar outra praia. À noite ir a um barzinho e passear pela orla da praia.

E o que fazer em Pipa em 1 dia?

Pela manhã visitar a Praia do Centro e Baía dos Golfinhos, à tarde Praia do Amor e durante à noite visitar o centro da cidade e jantar em um restaurante local.

Qual a melhor época para visitar Pipa?

Outubro, novembro e dezembro são os melhores meses do ano para visitar Pipa, pois faz calor e chove pouco.

Conclusão

Agora que você sabe o que fazer Pipa e as principais atrações, considere também praticar o turismo consciente no local.

Dessa forma é possível aproveitar a imersão nas comunidades e conhecer ambos os lados da Praia de Pipa.

Fale com a Exchange do Bem e tire todas as suas dúvidas!

Mais acessados