9 projetos sustentáveis no Brasil: saiba mais!

. .

Você sabia que existem diversos projetos sustentáveis no Brasil que você pode participar? Eles são uma ótima maneira de oferecer ajuda para locais que realmente precisam e de se envolver nos mais diversos tipos de atividades no país.

Geralmente, esses projetos estão focados nas comunidades locais e no meio ambiente, na conservação da flora e fauna do local e até na educação de comunidades com pouco acesso à educação.

Os voluntários podem trabalhar em muitos aspectos diferentes do projeto, desde a limpeza do local até a educação das crianças.

No entanto, todos os envolvidos em um projeto sustentável compartilham um objetivo comum: fazer a diferença na vida das pessoas e no planeta.

Viagens de projetos sustentáveis no Brasil são uma maneira incrível de unir pessoas em torno de um objetivo comum, eles oferecem a oportunidade de ver de perto outras culturas dentro do nosso próprio país que é bem grande e vasto.

 A Exchange do Bem te conecta com diferentes projetos sustentáveis no Brasil e no mundo. Clique e saiba mais!

1. Criadouro Onça Pintada 

Aposto que você nunca pensou que fosse poder ajudar as onças pintadas ameaçadas de extinção, certo? Mas você pode fazer isso!

O Criadouro Onça Pintada é um projeto que fica no Paraná, mais especificamente em Campina Grande do Sul. 

Apesar de ter seu nome voltado para onças pintadas, lá você terá contato com animais de diversas espécies. São mais de 2.200 animais de 190 espécies da fauna brasileira que precisam de ajuda voluntária para manter suas atividades.

Os voluntários podem ficar hospedados nas instalações do criadouro e o período mínimo de colaboração é de uma semana, não havendo período máximo.

As atividades, normalmente, vão das 7h às 16h e envolvem:

  • ajudar na preparação dos alimentação dos animais;
  • ajudar no tratamento e na recuperação das espécies;
  • auxiliar na limpeza dos recintos;
  • acompanhar a rotina dos animais junto com a equipe especializada, entre outros.

2. Projeto Lontra 

Esse é um dos exemplos de projeto sustentável no Brasil que é feito para quem adora praias, mar e natureza. Mas também é preciso estar preparado para caminhadas e navegação em rios e lagoas por meio de caiaque ou trekking.

Ou seja, é preciso gostar de aventuras e estar fisicamente – e mentalmente – preparado.

As atividades incluem o monitoramento de lontras selvagens em seus ninhos e tocas naturais e envolvem estudos etológicos, de hábitos alimentares e de comportamento, registro de sinais, entre outros.

Também há pesquisas feitas com animais em cativeiro, mas nem sempre há visualização e o contato de perto com as lontras, por isso, não vá com expectativas de que vai vê-las de pertinho, pois pode não ser possível.

Mas a verdade é que as atividades vão depender muito do que precisa ser feito no dia a dia e podem variar de acordo com a necessidade.

A acomodação é feita em um ambiente compartilhado na base do projeto.

3. Conservação de Animais Marinhos

 A Associação R3 Animal resgata, reabilita e reintroduz animais selvagens em seu habitat e muitos bichinhos já voltaram à natureza pelas mãos da R3.

Pinguins, macacos e até baleias já foram ajudados ao longo dos anos de projeto, que fica localizado na ilha de Florianópolis em Santa Catarina.

Os voluntários podem atuar em duas frentes principais: educação ambiental e manejo com animais.

A educação ambiental é realizada por meio de palestras com alunos, eventos educativos, recebimento de grupos, elaboração de materiais didáticos, entre outros.

Já a parte de manejo dos animais exige trabalhos braçais dos voluntários que devem ajudar na limpeza dos recintos, na preparação do alimento, acompanhamento das rotinas veterinárias, entre outras atividades.

A acomodação é super acolhedora em uma casa compartilhada pertinho da natureza.

4. Escola dos Sonhos 

Este é um projeto sustentável do Brasil, que visa ajudar na construção de uma escola no Agreste Paraibano e tem data marcada: de 12 a 15 de novembro de 2022.

O projeto surgiu depois que a escola comunitária que atendia as crianças da região teve aumento no aluguel.

Com isso, foi iniciada a construção de uma sede própria que conta com mutirões e arrecadação de fundos para a realização da obra.

O terreno e o projeto arquitetônico foram doados, mas o resto ainda precisa ser feito e a escola precisa de muita ajuda pela frente.

A viagem também conta com eventos para que os voluntários possam conhecer a natureza e a cultura do agreste.

5. Pantanal

Projetos sustentáveis no Brasil - Pantanal

Este é um projeto de sustentabilidade ambiental no Brasil que vai acontecer nos dias 11/07 a 22/07 a tem o objetivo de levar mais conhecimento para a comunidade ribeirinha.

A viagem conta com o apoio do Instituto Homem Pantaneiro, que atua na conservação e preservação do bioma e da cultura pantaneira.

Os voluntários vão poder contribuir com a região e ajudar em diversas atividades, como a orientação de saúde e higiene bucal para a comunidade, orientação de manejo e plantação de horta, compostagem, entre outros.

A acomodação dos voluntários será feita em um hostel da cidade que tem uma linda vista para as paisagens pantaneiras.

Serão 12 dias de voluntariado para ajudar a oferecer conhecimento para diversas comunidades pantaneiras, mas também para aprender muito com a sabedoria do povo local.

6. Turismo Consciente – Praia da Pipa 

Este é um projeto sustentável do Brasil que fica localizado em uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia da Pipa. Nele o voluntário atua diretamente com a comunidade local.

Na verdade, a proposta do projeto, além do trabalho voluntário, é oferecer também um intercâmbio esportivo, ambiental e social.

Funciona da seguinte maneira: o voluntário atua no desenvolvimento de atividades educacionais para crianças e jovens locais e também recebe aulas de surfe e tempo livre para aproveitar a região.

As atividades incluem educação artística, recreação e ajuda nos temas de casa, mas as temáticas podem variar.

Os voluntários ficam acomodados em um hostel, que é um dos melhores da região, com a opção de escolher quartos compartilhados ou ficar em quartos privados por um valor extra.

7. Instituto Moinho Cultural 

O Instituto Moinho Cultural é uma ONG sem fins lucrativos que tem como missão diminuir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes, em região de fronteira.

O projeto atende 400 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e algumas cidades bolivianas e conta com 50 funcionários.

Os voluntários podem ajudar oferecendo oficinas de diferentes tipos ou mesmo auxiliando os funcionários nas atividades diárias e, por isso, professores, artistas, nutricionistas e pessoas com diferentes habilidades são sempre muito bem-vindos.

Além das crianças, também podem ser oferecidos cursos de geração de renda para a comunidade e para as famílias locais.

Os voluntários podem ajudar na frente artística nas aulas de dança, música, moda, gastronomia, etc. Ou ainda, oferecendo apoio à educação das crianças com aulas de idioma, informática, brincadeiras, atividades esportivas e outras.

Existem ainda outras frentes como o administrativo onde os voluntários podem ajudar na organização dos eventos, campanhas sociais, oferecendo apoio em diversas áreas e também nas ações sociais com as famílias.

A acomodação é feita em um hostel com opção de ficar em quartos compartilhados ou privados.

8. Vivências Jatobazinho 

A Escola Jatobazinho é um exemplo de projeto sustentável no Brasil que é oferecido para crianças ribeirinhas que moram no Pantanal Matogrossense.

O projeto permite que as crianças possam ir à Escola Jatobazinho, já que as moradias por lá são de difícil acesso e não permitem que as crianças possam ir a outras escolas diariamente.

O local é um internato e, por isso, funciona 24 horas por dia. Portanto, os horários das equipes de voluntários podem variar de 7h a 20h.

As atividades envolvem a parte administrativa e também o oferecimento de oficinas diversas para crianças e para a comunidade.

O voluntário não trabalha diretamente com atividades pedagógicas e estará sempre acompanhado de algum funcionário.

A acomodação é feita no próprio alojamento do projeto na cidade de Corumbá.

9. Educação ambiental e conservação da natureza

Projetos sustentáveis no Brasil de Educação Ambiental

Esse é um projeto sustentável do Brasil, que fica localizado em Bonito, Mato Grosso do Sul. 

O objetivo é incentivar a educação ambiental na cidade, que é um ponto turístico muito visitado, além de auxiliar na recuperação florestal junto ao Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), apoiando nas atividades diárias do instituto.

Também pode ser necessário ajudar o projeto em diversas atividades administrativas, como catalogar materiais na biblioteca, oferecer apoio nos eventos e feiras, ajudar na captação de recursos, entre outras atividades.

Já na parte de educação ambiental, a ajuda dos voluntários consiste em oferecer palestras e elaborar materiais e existe ainda os voluntários que atuam na parte mais prática do projeto.

Ela envolve a coleta de sementes, produção de mudas, construção de canteiros, plantio, etc.

Os voluntários ficam acomodados em um Hostel perto da cidade.

Todas as informações sobre esses e outros projetos você encontra na Exchange do Bem!

Encontre o projeto sustentável ideal para você com a Exchange do Bem! 

Conclusão

Agora que você já conhece diversos projetos sustentáveis do Brasil, basta escolher o que mais combina com você!

Muitas vezes, queremos contribuir com o planeta de alguma forma e não sabemos como e essa é uma ótima maneira de ajudar!

O Brasil é imenso e é possível oferecer ajuda de diferentes formas, seja em praias, comunidades ribeirinhas, oferecendo trabalho braçal ou alguma habilidade.

Opção é o que não falta! Então faça a sua parte e contribua com o cuidado com o nosso país, nosso povo e nossa cultura!

Mais acessados

COMO FUNCIONA EM 7 PASSOS

9 PROJETOS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL: SAIBA MAIS!

QUAL O MELHOR PAÍS PARA VIAJAR PARA CADA PERFIL

COMO DESCOBRIR SEU PROPÓSITO DE VIDA E NA CARREIRA

10 CARACTERÍSTICAS QEU TODOS VOLUNTÁRIOS DEVERIAM TER

COMO TRABALHAR COM ANIMAIS SELVAGENS E OS BIG 5?

O QUE NINGUÉM TE CONTOU SOBRE FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO EM ORFANATOS