Localizado em uma das praias mais paradisíacas do Brasil, o projeto na Praia da Pipa atua diretamente com a comunidade local.
Apoiamos o desenvolvimento sustentável da região a partir de um intercâmbio socioambiental que inclui surfe, atividades sociais e conservação do meio ambiente. Voluntários que amam praia e que desejam ser mais do que turistas são muito bem-vindos nesse projeto!
Seja um turista consciente e ajude o desenvolvimento socioeconômico sustentável dessa região!
Esse projeto promove um intercâmbio esportivo, ambiental e social de forma consciente e diferenciada. Isso significa que o voluntário ajudará projetos sociais, ambientais e terá aula de surfe também, para entrar no clima verdadeiro da Pipa.
Diferente de outras viagens onde você terá muitas atividades de voluntariado, nessa você terá períodos de tempo livre para descansar nas suas férias e aproveitar a região. Por isso, chamamos de turismo consciente.
Nas atividades sociais da Praia da Pipa, você ajudará no projeto “Biblioteca Leitura na Praça”, que trabalha com a comunidade quilombola de Sibaúma.
O foco das atividades desse projeto é a educação, manutenção do meio ambiente e desenvolvimento das crianças e jovens locais. As atividades educacionais variam bastante, podendo incluir educação artística, recreação ou ajuda nos temas de casa.
Sendo assim, ideias são bem-vindas e os voluntários ajudam as crianças com aulas de educação física, yoga, artesanato, música, etc. Além disso, se você tiver alguma habilidade específica, poderá ministrar um workshop para os projetos!
Outra atividade social que o voluntário também participará ocorre junto ao projeto “Afeto – Casa Multifuncional de Pipa”, que realiza atividades de suporte ao desenvolvimento de crianças e jovens especiais, que nesse local encontram uma segunda casa para criar novas habilidades e poderem reafirmar seu papel na sociedade.
Semelhante a “Biblioteca de Sibaúma”, o foco das atividades do projeto Afeto é a educação e desenvolvimento das crianças e jovens locais, porém especiais (que possuem algum tipo de deficiência). As atividades educacionais também variam bastante, podendo incluir educação artística e recreação.
As atividades ambientais são realizadas em diferentes projetos. O primeiro é o “+ Árvores”, que já plantou mais de 1000 árvores na região de Pipa, promovendo reflorestamento e compensando o desmatamento que o desenvolvimento turístico da região da Praia da Pipa causou.
O segundo pode ser uma atividade de visitação ao Santuário Ecológico de Pipa, que preserva grande parte da biodiversidade da região.
Além disso, as atividades ambientais podem ser com biólogos do projeto Tamar e no Praias Limpas. Nesse caso, as atividades incluem limpeza da praia ou o auxílio nos trabalhos desenvolvidos pela preservação das tartarugas (dependendo da época do ano), trazendo uma conscientização sobre o impacto ambiental na região.
Turismo Consciente | Praia da Pipa
Além de todas estas atividades, você também terá uma aula de surfe, para entrar no clima da Praia da Pipa, já que a comunidade respira esse esporte.
Em resumo, o surfe traz maior consciência corporal e ambiental, além de melhorar a qualidade de vida. Assim, você também terá bastante tempo para usufruir das maravilhas da região, e passeios extras reservados com nosso guia local têm desconto especial para nossos voluntários.
Os voluntários devem chegar no aeroporto de Natal onde tem um transfer incluído até a Praia da Pipa.
Devido ao horário do transfer, os voos devem chegar até às 15h. Contudo, a programação de todas as atividades é exposta no local na chegada, pois depende das condições climáticas e da maré também.
Submit your review | |
Ótimo!
"Pipa passou voando mas vai ficar por muito tempo. Pipa foi a sensação de ter vivido um ano em uma semana.
Pipa foi chegar sozinha mas não ficar sozinha nem por um segundo. Foi a flor que eu ganhei da Gabi, foram as incontáveis risadas com a Nai, as conversas de vida com a Ju, os drinks com a Nath, o forró com a Lu, os crepes do Davi, as fofocas com a Helo, o surfe com a Isabel, o abraço de tchau de madrugada da Julia.
Em Pipa, coisas diferentes importavam. De onde eu vim, com o que eu trabalho e pra onde eu vou não era nada. O importante era estar ali. Presente. Vivendo. Foi lembrar que se sentir inteira é possível. É mágico.
Além de todas as paisagens e belezas do turismo de Pipa, foi também conhecer de pertinho Marizé, Gomes, Lello, Tania, Marilia, Souza, Maggie e o trabalho incrível que eles fazem na comunidade. Foi poder ajudar e ser ajudada. Foi ouvir histórias difíceis, foi ter o coração arrancado do peito na mesma velocidade que ele volta à bater com um abraço das crianças. Foi intenso.
Pipa foi troca. Foi construção. Foi se despir. Foi reencontrar versões antigas, reconhecer as atuais e descobrir novas Lauras. E que delícia que é se descobrir para além do que você já sabe.
Pipa já foi, mas muitos caminhos abertos em Pipa ficam marcados em mim. E como o Chico César mesmo diz, “Caminho se conhece andando”. Então assim eu sigo, pra onde a vida levar 🙏❤️
Obrigada obrigada obrigada"
Viajar com a Exchange foi uma das melhores experiências da minha vida! Saber que pude fazer uma mínima diferença positiva na vida de alguém é muito gratificante! Além de todas as pessoas e lugares incríveis que conheci!
Foram super atenciosos e me apoiaram à distância. Entretanto, faltou algumas orientações mais específicas, pois acabei ficando num hostel diferente ao indicado no site (em um inferior). Sendo que no primeiro dia fiquei em um quarto com banheiro externo. Só quando fui marcar a aula de surf (dois dias depois) que eu descobri que eu tinha café da manhã e teria que ia até o hostel indicado no site (superior). As atividades voluntárias foram incríveis e a experiência valeu a pena.
Só tenho a agradecer por essa experiência tão enriquecedora, viajar dentro do meu país, conhecer lugares maravilhosos, conhecer o povo nordestino e mais que isso, gente do brasil e do mundo inteiro foi lindo. Além disso, poder aliar o turismo com os projetos foi o destaque que me fez sentir ainda melhor, mais do que visitar os lugares paradisíacos da praia da pipa, participar dos projetos me levou a conhecer o cotidiano de quem está¡ lá todos os dias do ano, assim como me conectar com uma realidade que eu não enxergaria sozinha. Muito obrigada por tudo isso!!
A Exchange do Bem tem o mais alto nível de excelência na prestação de serviços. A equipe teve um atendimento impecável em todas as minhas demandas, desde o início, pela escolha do projeto, até a finalização da viagem, fazendo tudo acontecer da melhor forma e superando sempre minhas demandas e expectativas! O apoio em tempo integral e toda cordialidade e competência da equipe da EdB foram fundamentais para que eu tivesse uma das mais ricas experiências da vida!
A experiência com a Exchange do Bem foi maravilhosa! Não apenas tive a oportunidade de conhecer uma parte linda do Brasil e aproveitar a cidade, mas também ajudar em projetos e comunidades que realmente precisam e fazer a diferença no dia das crianças. Fico muito feliz por ter tido essa oportunidade e agradeço a Exchange do Bem pelo trabalho realizado.