Você ama praia, adora animais, sabe trabalhar em equipe e acredita no potencial e importância da pesquisa para a biodiversidade do Brasil? O Projeto Lontra é para você!
Criado em 2004, em Santa Catarina, o Instituto Ekko Brasil (IEB) é uma organização não governamental cujo objetivo é coordenar e apoiar projetos que tenham como foco a conservação da biodiversidade e o turismo de conservação.
Atualmente o principal e mais antigo projeto de pesquisa e conservação desenvolvido pelo Instituto Ekko Brasil é o Projeto Lontra, cujo objetivo é estudar a ecologia das lontras no Brasil, buscando soluções para a conservação das espécies. A base principal do projeto fica na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, sul do Brasil.
A lontra é um animal muito sensível, cuja sobrevivência está diretamente ligada à preservação e conservação da qualidade da água e de corredores ecológicos. Pensando nisso que o Projeto Lontra foi criado, para trazer atenção a esses animais!
Inegavelmente, o esforço para conservar a espécie está diretamente ligado à educação e à melhoria da qualidade de vida das comunidades que vivem adjacentes à ação do projeto, com pesquisas em campo e também com o trabalho desenvolvido no Refúgio Animal, um santuário para a recuperação de lontra órfã.
No santuário do Projeto Lontra, são mantidos animais órfãos que não podem mais ser soltos na natureza. É nesse espaço que o voluntário colocará a mão na massa e ajudará o projeto desenvolver suas atividades! Você ajudará a alimentar, limpar, trabalhar no enriquecimento ambiental, fazer observações, e preencher formulários de comportamento das lontras mantidas no recinto.
Além disso, outro foco do projeto é a mobilização social. Buscamos aumentar a capacidade de influenciar e engajar a comunidade e habitantes, tomadores de decisão, em torno da mudança social desejada. Nesse sentido, a comunicação no Projeto Lontra opera intimamente integrada à pesquisa científica e à educação ambiental, atuando como uma importante ferramenta de mobilização social.
Assim, as atividades desenvolvidas no projeto são permanentes, e variam de acordo com as pesquisas em andamento. Dessa forma, o trabalho de campo segue um cronograma especial que contempla os diferentes projetos de pesquisa e monitoramento e os cuidados com o Santuário.
O trabalho no projeto é realizado de segunda a sexta-feira, sempre orientado pela equipe técnica. Os voluntários conhecem antecipadamente todo o trabalho e atividades da semana, de acordo com as necessidades do Projeto Lontra. Aos finais de semana você, fica livre para melhor conhecer e desfrutar da diversidade da cidade de Florianópolis e a bela Ilha de Santa Catarina.