Safári na África: melhores países, quando ir e dicas importantes

. .

Você já pensou em fazer um safári na África?

A experiência é inesquecível e a partir do momento que você põe os pés no continente, você está imerso em um mundo de beleza natural e de fascinante vida selvagem. 

Seja avistando leões na savana ou elefantes nas florestas, há sempre muita vida selvagem e um show da natureza acontecendo por lá. 

A África é dona de paisagens deslumbrantes e uma vida selvagem abundante, um destino verdadeiramente único para um safári. 

Continue a leitura e saiba mais!

A Exchange do Bem possui projetos de intercâmbio voluntário na África. Clique e saiba mais!

Por que fazer um safari na África?

Um safári na África é uma maneira incrível de ver alguns dos animais mais bonitos e exóticos do mundo. 

E não pense que a sensação é a mesma de ver esses animais em zoológicos e ambientes controlados. A emoção não chega nem perto.

Além disso, você não só poderá ver leões, elefantes e zebras em seu habitat natural, mas também terá a oportunidade de aprender sobre a cultura e a história das pessoas que vivem lá. 

Um safári é uma ótima maneira de se aproximar da natureza e é uma experiência que você nunca vai esquecer. 

Se você está procurando pela aventura de uma vida inteira, então um safári na África é, com certeza, uma das experiências que você precisa viver.

Melhores países para um safári na África: conheça

África do Sul

O país é considerado por muitos um dos mais seguros e bem estruturados para receber turistas nos safáris. 

Por isso, ele é muito indicado para quem vai fazer o seu primeiro safári e está em busca de conforto e boas experiências.

Dentre os locais famosos por lá, estão o Parque Nacional de Kruger, com uma área de 20 mil km², a reserva de Hluluwe-Umfolozi, o deserto do Kalahari e as montanhas de Drakensberg.

Na África do Sul, você vai encontrar uma boa variedade de preços de hospedagens e diferentes tipos de passeios, podendo escolher o que mais se adequa às suas necessidades e gostos.

Swaziland

A Suazilândia, em português, é um pequeno país no sul da África que faz fronteira com Moçambique e África do Sul.

O roteiro não é tão conhecido pelos brasileiros, mas possui paisagens incríveis e roteiros que valem a pena conhecer.

As belezas naturais do país, podem ser vistas pelos turistas nos parques nacionais, que são o ponto de atenção principal de quem visita a região.

Hlane Royal National Park é um dos destinos mais conhecidos para safári no país e fica a apenas 2h de distância de carro do Kruger Park da África do Sul. Por lá, é possível encontrar rinocerontes-brancos, leões, leopardos e elefantes.

O parque é bem menor do que o Kruger, mas tem muita gente que prefere locais como esse que são menos conhecidos e mais tranquilos.

Outro destino do país é a Reserva de Animais Mbuluzi, que conta com girafas, macacos, zebras, gnus e impalas.

Zimbábue

O Zimbábue é um país que oferece diversos destinos para safáris e recebe muitos turistas por ano.

O Parque Nacional de Hwange é uma das atrações que é famosa devido às grandes manadas de elefantes no local.

Outra opção é o Parque Nacional Mana Pools que além dos passeios a pé com os guias, também oferece o safári de canoagem.

No Parque Nacional Matusadona você vai encontrar búfalos, antílopes, zebras e impalas, enormes crocodilos do Nilo, além dos tão esperados Big Five. O Matusadona fica localizado às margens do Lago Kariba, o 4º maior lago artificial do mundo e o 2º maior da África. 

E vale lembrar ainda, que a palanca negra é o animal nacional do Zimbábue, e você também pode encontrá-la por lá.

Botsuana

Botsuana talvez seja um dos lugares mais exclusivos da África. Isso porque lá se encontram algumas das mais luxuosas hospedagens.

Os principais destinos para quem quer curtir o safári na África dentro de Botsuana são:

  • Okavango Delta – um dos destinos mais populares do país é banhado pelo rio Okavango, e possui muita diversidade animal e vegetal. Nesse local é possível realizar o safári em uma canoa fina e ir até uma área chamada Hippo Pools, local onde há muitos hipopótamos.
  • Chobe National Park – parque que abriga a maior população de elefantes da África e também é povoada por muitos búfalos e leões.
  • Kalahari – região recentemente aberta para o público, próxima ao deserto de sal. Possui, em sua maioria, guepardos, gnus, girafas e leões.

Quênia

Quando o assunto é safári na África, o Quênia é um dos países mais visitados do continente.

E não é à toa, isso porque o país é o maior palco de migração de animais do planeta. 

Além disso, o Quênia possui nada mais nada menos do que 26 parques e reservas nos quais se pode fazer safári, ver animais selvagens e muitas belezas naturais.

No lago Nakuru é possível encontrar um espetáculo da natureza: mais de 1 milhão de flamingos embelezam e colorem as águas do lago.

Vale muito a pena conhecer!

Namíbia

A Namíbia não é um destino tão frequentado para safári na África se a intenção for ver uma grande quantidade de animais selvagens de grande porte.

No entanto, o país oferece uma beleza sem igual e belíssimos cenários naturais, como as dunas de areia vermelha e a e a Costa do Esqueleto que possui exóticas paisagens.

O país conta com uma população – ainda que pequena – de elefantes, gazelas, antílopes e avestruzes.

A vegetação é baixa, com gramíneas e pequenos arbustos, o que facilita a visualização dos animais de longe.

Moçambique

Moçambique fica localizado no litoral do continente Africano e possui uma facilidade para os brasileiros que gostariam de fazer safári na África. Isso porque uma das línguas oficiais do país é o português. 

Além de muita selva, Moçambique também possui lindas praias de areia branquinha.

Os principais parques de safári do local são o Parque Nacional da Gorongosa e o Reserva da Vida Selvagem do Niassa, que contam com animais como leão, leopardo, elefante, rinoceronte, búfalo e outros.

Tanzânia

Para quem deseja fazer safári na África, a Tanzânia é um dos principais destinos.

Lá você vai encontrar os desejados Big Five, além de centenas de outras espécies, muitas belezas naturais e uma reserva ambiental classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o Parque Nacional de Serengeti.

O local é considerado um dos melhores do mundo para avistamento da vida selvagem.

Outra área onde há muitos animais é a Cratera de Ngorongoro. Ambos são lugares incríveis, com muita vida selvagem, paisagens belíssimas e muita natureza. 

Quais animais posso esperar ver em um safari africano?

Alguns dos animais que você pode ver em um safári africano incluem leões, elefantes, girafas, zebras, rinocerontes, gorilas, leopardos, búfalos, aves, antílopes e muitos outros. 

Mas é importante entender que o continente africano é muito rico e diferentes paisagens e espécies podem ser encontradas em cada país ou região.

Apesar de ser pouco provável que você veja todos esses animais em um único safári, cada um deles oferece sua própria experiência única e inesquecível.

Qual a melhor época para safári na África?

Se for levar em consideração as temperaturas, os melhores meses são março ou abril e setembro ou outubro, de uma maneira geral.

Vale lembrar que as estações da maior parte do continente são no mesmo período que as daqui do Brasil, então quando é verão por aqui é verão por lá também. Isso somente não é válido para a parte norte do continente, que possui o inverno europeu.

Mas antes de ir, vale ver a recomendação de cada região que você pretende visitar, pois em alguns países, ocorre migração dos animais nos períodos de seca, o que pode facilitar ou dificultar a visualização dos animais.

Qual o valor de um safári na África?

Os valores de safári na África podem ir de 2 a 7 mil dólares, o que fica em uma média de 10 a 37 mil reais, isso para uma viagem de 10 dias com alimentação e hospedagem inclusas.

Entretanto, se considerarmos somente o valor de entrada nos safáris, obviamente os valores são bem mais em conta, variando muito de acordo com o país e parque nacional visitado.

Tomemos como exemplo o  Parque Nacional Kruger, que é um dos mais visitados na África do Sul, por exemplo, os adultos pagam pouco mais de R$100 e as crianças, metade do valor. 

Agora, se você quer visitar a África de uma maneira diferente – e ainda ter tempo para conhecer os safáris com calma – você pode optar por fazer um intercâmbio no continente.

Aqui na Exchange do Bem, por exemplo, nós oferecemos intercâmbios voluntários para diversos países da África, seja para projetos voltados a crianças quanto a animais.

Encontre o projeto que mais combina com você e realize seu ntercâmbio para conhecer as belezas da África!

Conclusão

Berço de alguns dos cenários naturais mais deslumbrantes e uma fauna riquíssima, a África é um destino incrível para quem ama viajar.

O país é recheado de reservas naturais e muito preparado para receber turistas de todo o mundo em seus diversos safáris.

Cada canto do continente possui suas particularidades e riquezas, por isso, vale pesquisar muito bem qual país você quer dar preferência na viagem. Mas independente do local, a beleza do continente africano está garantida.

E então, bora viajar para a África?

Mais acessados

COMO FUNCIONA EM 7 PASSOS

[INSCRIÇÕES ABERTAS] TODAS AS VIAGENS

QUAL O MELHOR PAÍS PARA VIAJAR PARA CADA PERFIL

BENEFÍCIOS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

ONÇA PINTADA: O PROJETO MAIS PROCURADO NO BRASIL

COMO DESCOBRIR SEU PROPÓSITO DE VIDA E NA CARREIRA

10 CARACTERÍSTICAS QUE TODOS VOLUNTÁRIOS DEVEM TER