Ao planejar uma viagem, muitas pessoas acabam se esquecendo de um detalhe importante: os tipos de tomada em cada país.
Pode não ser sua primeira preocupação quando pensa em fazer intercâmbio, mas saber qual o tipo de tomada mais usada no seu destino é fundamental se você não quer passar por apertos durante a viagem.
Essa dificilmente vai ser sua primeira preocupação na hora de viajar, mas sim, as tomadas são muito importantes. E, como é de se imaginar, variam de país para país.
Para não correr o risco de ficar desconectado durante seu intercâmbio ou ter problemas com o secador de cabelo, é bom ficar atento a essa questão.
E para ajudar você a se organizar, nós preparamos uma lista com alguns dos principais tipos de tomadas no mundo. Dá só uma olhada!
Tipos de tomada em cada país: saiba quais são
Acredite se quiser, mas existem mais ou menos 15 tipos de tomadas. O que varia é o número e posição dos pinos e encaixe da entrada de energia.
Mas além disso, em alguns casos, também é preciso considerar voltagem e amperagem.
A falta de padronização naturalmente é uma dificuldade para quem viaja de um país a outro, carregando seus pertences. Para os viajantes, a maior preocupação é, de fato, o encaixe dos pinos e, por isso, pode ser necessário se preparar antes e já levar o adaptador daqui.
Isso porque você vai estar em um país diferente e ao chegar já corre o risco de ficar sem poder carregar o celular e sem comunicação, o que pode se tornar um verdadeiro perrengue.
Você vai se interessar: o melhor cartão para viagem internacional!
Qual padrão de tomadas do Brasil?
Além da falta de padronização em todo o mundo, os tipos de tomadas no Brasil também foram um problema em determinado período da nossa história e, de certa forma, reverbera até os dias de hoje.
Por aqui, chegamos a ter 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas ao longo de nossa história, até que, em 2009, entrou em vigor a NBR14136 com um novo padrão.
A mudança aconteceu com intenção de reduzir a chance de choque elétrico. O padrão estabelecido é a tomada de três pinos do tipo N, com três pinos redondos.
De acordo com o padrão brasileiro de plugues e tomadas do Inmetro, o nosso mercado passou a comercializar apenas dois modelos de plugues e tomadas:
- 10 ampères: plugues mais finos (4 mm)
- 20 ampères: plugues mais grossos (4,8 mm)
Esses são os dois tipos de tomadas de 3 pinos usadas no Brasil. Contudo, como muitas casas ainda tem os módulos de tomada antigos, muitos ainda precisam de adaptadores.
Qual a diferença entre plugue e tomada?
A tomada é o local que fornece a energia ao plugue.
Um plugue macho, por exemplo, é o que contém os pinos. Já o plugue fêmea contém o encaixe para o plugue macho.
Principais tipos de tomada pelo mundo: conheça
Confira nossa lista e comece a se organizar!
Tipo A
Esse modelo possui dois furos chatos paralelos. Não é compatível com nenhuma outra tomada e se você for usar um aparelho brasileiro nela vai precisar de adaptador.
É usada principalmente nos Estados Unidos, mas também aparece no Brasil, na Costa Rica, no Peru, na Tailândia e no Vietnã.
Tipo B
Possui dois furos chatos paralelos com um terceiro orifício redondo ao centro e abaixo.
É compatível com o tipo A, e assim como a primeira também exige dos brasileiros um adaptador. É o tipo de tomada dos EUA, Costa Rica e Tailândia.
Tipo C
Tem dois furos redondos paralelos e não é compatível com nenhuma outra tomada.
Aparelhos brasileiros com a antiga configuração de dois pinos redondos paralelos (também tipo C) não precisam de adaptador, mas os novos – com três pinos redondos, sendo dois paralelos e o do meio ligeiramente abaixo (tipo N) – precisam.
Você vai encontrar esse tipo principalmente em países da Europa, América do Sul e Ásia. Entre eles a África do Sul, Brasil, Nepal, Peru, Tailândia e Vietnã.
Tipo D
Possui três furos redondos, sendo dois menores paralelos na base e um maior no meio e acima e é compatível com o Tipo C.
Assim como a anterior, aparelhos brasileiros com a antiga configuração de dois pinos redondos paralelos (tipo C) não precisam de adaptador, mas os novos precisam.
É usada principalmente na Índia, mas também em Gana, África do Sul, no Nepal, no Sri Lanka e no Vietnã.
Tipo G
É formada por dois furos chatos lado a lado e um furo chato perpendicular localizado no meio e acima. Não é compatível com nenhuma outra e exige adaptador dos brasileiros.
Você pode encontrar principalmente no Reino Unido, na Irlanda, em Malta, na Malásia e em Cingapura. Também é usada em Gana, no Quênia, e no Sri Lanka.
Tipo M
Tem três furos redondos, sendo dois menores paralelos na base e um maior no meio e acima. Não é compatível com outras e exige adaptador. É muito comum na África do Sul, Índia e Nepal.
Tomada Tipo N
Possui três furos redondos, sendo dois paralelos na base e um no meio e ligeiramente acima.
É compatível com a tomada tipo C e não exige adaptador para aparelhos brasileiros. É usada no Brasil e na África do Sul.
Tipo O
Possui três furos redondos, sendo dois paralelos na base e um no meio e ligeiramente acima. É compatível com a tomada tipo C e não exige adaptador para aparelhos brasileiros. É usada no Brasil e na África do Sul.
Os tipos de tomada são apenas uma das preocupações de quem deseja fazer um intercâmbio.
Aqui na Exchange do Bem, nós oferecemos ajuda para diversos aspectos da sua viagem e, inclusive, te conectamos a diversos projetos de trabalho voluntário em vários países e destinos.
Conclusão
Os tipos de tomada são uma das últimas preocupações de um viajante ou intercambista.
No entanto, como nós estamos longe de ter um padrão universal, é importante que essa seja uma preocupação antecipada, para você não ser pego desprevenido quando chegar ao destino.
Existem, pelo menos, 15 modelos diferentes de tomadas sendo usadas em cada país ao redor do mundo, indo de A a O.
Por isso, se você vai viajar, certifique-se de levar um adaptador universal para garantir que terá como conectar seus aparelhos elétricos e eletrônicos por lá.
Conheça mais sobre a Exchange do Bem e venha descobrir o seu próximo destino com a gente!