Como fazer trabalho voluntário pelo mundo?

. .
É uma experiência única e transformadora. Transforma o voluntário, transforma o projeto e transforma a comunidade.

Inegavelmente fazer trabalho voluntário pelo mundo é ter a coragem de enfrentar o desconhecido e doar seu tempo, e talento em uma causa longe de casa.

É poder ajudar em outro país e no tempo livre ainda poder fazer turismo. Além disso, é também conhecer uma nova cultura e auxiliar no dia a dia de um projeto.

O que é importante considerar na hora de voluntariar no exterior?

Certamente vários aspectos são relevantes!

Alguns são aspectos pessoais. Por exemplo, o primeiro passo é identificar quais causas te chamam atenção. É muito importante também considerar quais são suas habilidades. Além disso, é interessante conhecer as necessidades do projeto.

Do mesmo modo, aspectos técnicos também são relevantes. Por exemplo, qual idioma e qual o nível de conhecimento exigido? Além disso, o país que eu escolhi se adequa ao meu perfil? O projeto aceita que eu faça trabalho voluntário pelo período que eu tenho disponível?

Além disso é interessante considerar na hora de voluntariar no exterior se a agência que você escolheu para te apoiar nessa viagem é confiável. É relevante fazer um planejamento financeiro para considerar os custos extras não incluídos. Vale a pena avisar a sua rede aqui no Brasil os contatos locais do projeto que você escolher.

Leia também: Checklist: Como escolher uma agência de intercâmbio voluntário confiável

E lembre-se, que assim como qualquer trabalho voluntário, voluntariar pelo mundo também pede comprometimento e engajamento como em qualquer outro lugar.

E sabe o legal disso tudo? É que as vezes você se interessa por mais de um projeto, em mais de um país!

É possível participar mais de um projeto em uma única viagem?

Sim! Na Exchange do Bem já tivemos vários voluntários que fizeram mais de um projeto de uma vez. Alguns optaram por fazer no mesmo país. E outros escolheram voluntariar até em países distintos. O importante é apenas conciliar os pré-requisitos de cada projeto que você deseja ajudar.

Para conhecer todos os projetos que apoiamos, e voluntariar no exterior, basta você pode filtrar por país ou tipo de programa em nossa página de projetos.

dúvidas sobre trabalho voluntário

Como funciona o visto?

O custo e a solicitação do visto são de responsabilidade do voluntário. Por aqui nós auxiliamos com o passo a passo, ou indicação de um despachante, e também fornecendo toda a documentação necessária.

Os vistos geralmente são divididos entre turismo, negócios e voluntariado. Para conseguir o visto de voluntariado é preciso ter um vínculo formal com alguma ONG escolhida. Como na maioria dos programas de trabalho voluntário pelo mundo você não tem nenhum vínculo empregatício com a ONG que te receberá, o motivo de sua viagem é turístico mesmo.

Dessa forma, a duração máxima que você poderá ficar no país, é o tempo máximo que o visto de turista permite.

Ainda tem dúvidas ou já quer começar a organizar o trabalho voluntário pelo mundo?

O que você acha de conversar com um de nossos consultores para eles te auxiliarem a definir o melhor projeto para o seu perfil e tirar todas suas dúvidas sobre as viagens de trabalho voluntário pelo mundo?

Você pode chamá-los no WhatsApp ou e-mail: contato@exchangedobem.com. 🧡💚💛

Além disso, no nosso grupo do Telegram você encontra vários de nossos ex-voluntários, assim como interessados em começar essa jornada.

Telegram