Gostaria de atuar com conservação ambiental em um país cuja língua também é o português? Estamos procurando por pessoas que queiram fazer algo que valha a pena durante o seu tempo livre e que estejam preparadas para um trabalho desafiador na conservação de aves marinhas, porém muito gratificante.
O Projeto Biodiversidade é uma ONG de conservação ambiental baseada na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Nesse programa, o foco é na conservação de aves marinhas. Os costões rochosos da Ilha de Sal são o lar da maior colônia de rabo-de-palha-de-bico-vermelho de toda a costa Oeste da África.
Nós trabalhamos na conservação de diferentes espécies como o Guincho (Pandion haliaetus), o rabo-de-palha-de-bico-vermelho (Phaethon aethereus), entre outros.
Também são desenvolvidas atividades de educação ambiental, de capacitação para a comunidade, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de áreas protegidas e outras atividades, buscando criar um mundo onde humanos e natureza possam prosperar juntos, fazendo uso e gestão sustentáveis dos recursos naturais.
Infelizmente, essas espécies de aves vêm sofrendo com os impactos do desenvolvimento não sustentável na ilha, além da interação com espécies invasoras. Outras espécies de aves também sofrem com ameaças semelhantes ao redor da ilha. Logo, a preservação dessas espécies é essencial para a manutenção de um ambiente saudável em Sal. Os voluntários trabalham diretamente no campo, sendo fundamentais para a realização de tais programas de conservação.
Durante seu intercâmbio voluntário em Cabo Verde, você trabalhará com diferentes espécies dependendo da época de participação. Você fará parte de uma pequena equipe que conduzirá censos para estudar diferentes populações de aves marinhas, monitorando adultos, filhotes e ninhos. Também aprenderá a coletar dados biológicos sobre as aves.
Não é necessário ter experiência na área, pois você trabalhará juntamente de uma equipe altamente treinada, com anos de experiência na área. Terá como colegas de trabalho voluntários e assistentes de campo de diferentes países, fazendo parte de uma equipe multicultural. Os voluntários são parte essencial das nossas equipes de conservação ambiental, trazendo energia e entusiasmo vitais para as equipes, permitindo assim que sigamos protegendo muitas espécies.