Ecoturismo, o que é e algumas oportunidades para ser um ecovoluntário

. .

Você sabia que em algum momento o ecoturismo e um intercâmbio voluntário se encontram? É daí surge o termo ecovoluntário e os programas de Ecovoluntariado!

Certamente, o legal é que todo Programa de Ecovoluntariado propõe uma participação ativa do ecovoluntário. E as ações são voltadas à proteção da biodiversidade.

O que é ecoturismo?

Ecoturismo é o turismo que respeita e preserva o meio ambiente! É uma maneira de fomentar a educação ambiental e se preocupar com a comunidade do entorno enquanto se conhece um novo destino.

Legal, né?

Acima de tudo, essa é uma modalidade que promove viagens mais sustentáveis. É conhecida também como turismo ecológico, ou turismo de conservação. Antes de mais nada, esse tipo de viagem preza pelo contato com ambientes naturais. Além disso propõe vivências significativas com a natureza. Nesse sentido,  zela pela proteção das áreas onde os turistas frequentam.

Ecovoluntário ecovoluntariado

Esse tipo de turismo surgiu meados de 19720, como movimento ambiental global, e originou-se como uma solução para o desenvolvimento econômico, e a preservação do meio ambiente. O ecoturismo tem uma grande preocupação em mitigar questões sociais e ambientais provocadas pelo turismo em massa.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), no mundo, em torno de 10% dos turistas querem de alguma forma, praticar o ecoturismo ou ser um ecovoluntário.

E como ser um ecovoluntário?

O ecovoluntário é tanto um turista especial quanto um voluntário diferenciado!

A pessoa que procura um programa de Ecovoluntariado não quer destinos tradicionais e quer colocar a mão na massa!

Sem sobra de dúvidas, para o ecovoluntário não basta estar em um lugar bonito. Ele quer estar integrado em uma equipe. Além disso, esse tipo de turista sabe que parte do dinheiro investido em sua viagem, será aplicada na sustentabilidade de projetos e no financiamento de ações de conservação da fauna e flora de uma região.

Várias atividades são oferecidas para quem deseja vivenciar uma viagem de turismo voluntário ou durante um Programa de Ecovoluntariado.

Nesse sentido, se você quiser, você pode desde observar a fauna, estudar o comportamento e habitats de determinados animai, observar a diversidade de flora, estudar formações geológicas, fazer visitas a cavernas, praticar o mergulho livre, ajudar no manejo de espécies em extinção, dentre outras atividades. Tudo isso sempre atrelado a muito contato com a natureza, cheio de caminhadas, trilhas, passeios de caiaque e cliques incríveis!

Ecovoluntário ecovoluntariado Lontra

Tá, entendi o que é um ecovoluntário, mas e como funciona?

Geralmente funciona da seguinte forma: o ecovoluntário ajuda conforme a necessidade do projeto, e pode participar de diversas atividades dentro do projeto.

Nesse sentido, as atividades são bem mão na massa e podem ser variadas, como: participação em atividades de pesquisa, aulas de educação ambiental para a comunidade, manejo com os animais e pequenas manutenções.

Tudo isso mediante um valor cobrado pelo programa – que, além de pagar os custos da viagem do voluntário, tem como principal objetivo ser uma fonte de renda e ajudar na sobrevivência dos projetos.

Dessa forma, quem se dispõe a participar de um programa de Ecovoluntariado não está apenas escolhendo uma viagem, ele está escolhendo investir em uma causa, salvar espécies em extinção. E a longo prazo, o ecovoluntário vai auxiliar a desenhar o futuro e propiciar qualidade de vida das gerações futuras!

Legal! Eu quero ser um ecovoluntário, como eu faço?

Conheça nossos projetos

Você pode organizar a sua viagem conosco e fazer um programa de Ecovoluntariado. Atualmente apoiamos mais de 10 projetos que você pode ser um ecovoluntário.

Em nosso site temos um checklist com os 7 passos para realizar um intercâmbio voluntário.  Abaixo você pode conhecer alguns dos projetos que mais fazem sucesso entre nossos ecovoluntários.

African Horizon

Localização: Jeffreys Bay, África do Sul

Você quer ser um ecovoluntário em uma reserva sul-africana? Esse é um projeto super legal! Embora o projeto cuide de vários animais, a maioria dos animais na reserva são aves. As atividades podem ser bem braçais, mas saber que você está ajudando animais a voltarem para seu habitat natural pode ser gratificante!

Ecovoluntário ecovoluntariado African Horizontrabalho voluntário com animais na áfrica do Sul - African Horizontrabalho voluntário com animais na áfrica do Sul - African Horizon

Turtle Conservation

Localização: Costa do Pacífico ou do Caribe, Costa Rica

Você quer um programa de Ecovoluntariado em praias mais isoladas, longe de centros urbanos? Aqui você atua com diversas atividades, desde o cuidado das tartarugas, limpeza de praias, patrulhas noturnas, até a parte mais braçal de infraestrutura do lugar.

Ecovoluntário ecovoluntariado Turtle ConservationEcovoluntário ecovoluntariado Turtle ConservationEcovoluntário ecovoluntariado Turtle Conservation

Projeto Biodiversidade – Aves Marinhas

Localização: Ilha do Sal, Cabo Verde

Quer conhecer uma ilha com praias lindas e ainda ajudar na conservação ambiental de aves marinhas? Embarque nessa conosco!  Além das atividades com animais, o voluntário ajuda com as atividades de educação ambiental, de capacitação para a comunidade, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de áreas protegidas.

Ecovoluntário ecovoluntariado Aves Marinhas Cabo Ve

Projeto Lontra

Localização: Florianópolis, Brasil

Você quer ser um ecovoluntário aqui no Brasil? Então você encontrou o projeto ideal! Você irá auxiliar no monitoramento e cuidados com as lontras, bem como em atividades de pesquisa. Nos finais de semana, os voluntários podem aproveitar para conhecer as belas praias da ilha!

Ecovoluntário ecovoluntariado LontraEcovoluntário ecovoluntariado LontraEcovoluntário ecovoluntariado Lontra

Leia também: Entrevista com o Projeto Lontra

 

Bora ser um ecovoluntário?

 

trabalho voluntário em 7 passos