Quanto custa fazer um intercâmbio voluntário?

. .

Quanto custa fazer um intercâmbio voluntário?

Realizar um trabalho voluntário no exterior é uma experiência transformadora, mas afinal, quanto custa fazer um intercâmbio voluntário? Além de você se doar e ajudar um projeto que precisa do seu trabalho, você desenvolve suas habilidades pessoais e profissionais em um ambiente em que a ajuda é sempre bem-vinda.

Existem muitas vantagens em ser voluntário no exterior, no entanto, o custo dessa experiência acaba afastando as pessoas a se aventurar pelo intercâmbio social.

Atualmente existem alguns tipos de empresas que promovem esse tipo de experiência, e cada uma delas oferece serviços diferentes. Assim, o mais importante é que você encontre uma instituição organizada, que cobre um preço adequado, que ofereça um ótimo atendimento e que se preocupe em criar um impacto positivo nos projetos atendidos.

Hoje são três caminhos mais comuns para organizar uma viagem desse tipo:

1. As agências de intercâmbio voluntário que cuidam de toda a sua viagem

2. As plataformas digitais que oferecem acomodação em troca do trabalho

3. As organizações que apenas fazem a ponte entre o projeto e o voluntário.

Qual a diferença entre essas três opções?

Para entender o quanto custa para organizar um intercâmbio voluntário em outro país é preciso entender a diferença entre essas três opções.

As agências de intercâmbios sociais, como a Exchange do Bem, fazem toda a ponte entre o projeto e o voluntário. Desse modo, elas entendem como o voluntário pode ajudar para depois indicar o melhor projeto de acordo com o seu perfil.

Agências de intercâmbio voluntário se preocupam que a experiência seja transformadora tanto para o voluntário quanto para o projeto. Essa não é a opção mais em conta. Mas o voluntário conta com o suporte durante todo o intercâmbio, seja tirando dúvidas ou intervindo em qualquer imprevisto. Além disso, agências como a Exchange do Bem inspecionam todos os projetos, capacitam os voluntários e mensuram o impacto socioambiental causado. 

Geralmente as organizações que fazem a ponte entre o projeto e o voluntário através de uma plataforma digital, cobram para que o voluntário tenha acesso a essa plataforma. Elas dão completa autonomia para a escolha de seu projeto e normalmente não se envolvem em casar as habilidades do voluntário com as necessidades do projeto. Muitas vezes, elas nem conhecem os projetos. 

Leia também: Como fazer intercâmbio voluntário em 7 passos?

Geralmente essa é uma opção mais em conta, pois a equipe que atende o voluntário também é voluntária. Porém, normalmente o voluntário não recebe o suporte que gostaria em algumas situações simples ou até de emergência. 

Já as plataformas digitais que oferecem acomodação e alimentação em troca de trabalho, geralmente apenas fazem a ponte entre o hostel/ casa de família/ projeto social que você trabalhará para receber a hospedagem gratuita. É o próprio voluntário que precisa buscar pelo projeto e entender como ele pode ajudar, confiando puramente nas informações fornecidas na plataforma.

É a opção mais barata dentre as mais comuns, pois você paga apenas para se tornar membro da plataforma, no entanto não conta com nenhum suporte em caso de imprevistos. Normalmente, essas plataformas também não estão preocupadas com o impacto socioambiental causado e não inspecionam os projetos.

Telegram - Quando custa intercambio voluntario

Então vale a pena pagar pelo seu intercâmbio social?

Para quem se preocupa com impacto socioambiental da viagem e com a segurança, a resposta é SIM. Além disso, essas viagens podem ser incrivelmente gratificantes e ter tudo organizado antes de sair de casa pode ser um diferencial para uma experiência transformadora.

Saber que você terá com quem contar caso algum imprevisto aconteça, permite que você consiga se focar apenas no seu trabalho voluntário, aumentando o impacto social na comunidade envolvida.

Quanto custa fazer um intercâmbio voluntário?

O valor que você pagará depende de vários fatores – a organização que você está usando, se tem capacitação incluída, assistência local, o país que está visitando, a data se deu embarque, o programa em que participa, a duração da sua estadia, o tipo de acomodação escolhida, dentre outros pontos que interferem.

Por exemplo, o voluntariado em um país menos desenvolvido como o Nepal será um pouco mais barato do que em um país em desenvolvimento como a África do Sul. O motivo é que o custo de vida no país é menor. Da mesma forma que o voluntariado em um orfanato é mais barato do que fazer um programa com animais, que geralmente precisa cobrar taxas adicionais para manter o projeto em andamento.

Assim também, se você escolher um projeto em comunidades mais afastadas, o seu programa terá o custo com o transporte, combustível e até com o barco utilizado para deslocamento.

Na Exchange do Bem, temos projetos no exterior a partir de US$540,00 para duas semanas e no Brasil a partir de R$990,00 para uma semana.

Você consegue ver sempre os valores ao clicar na página de cada projeto. Para visualizar a página do projeto, você pode ver todos os projetos nessa página. Ao clicar em “Saiba Mais”, você terá acesso a todos os detalhes. 

quanto custa intercâmbio voluntário

De que outros custos devo estar ciente?

Você ainda deve estar se perguntando sobre quanto custa os demais itens para fazer um intercâmbio voluntário em outro país, certo? De uma maneira geral, os custos com passagem aérea, vistos, vacinações, seguro de viagem e outras despesas pessoais são sempre por conta própria do voluntário. Se você estiver participando de um projeto mais especializado, pode ser necessário pagar custos adicionais por itens não incluídos.

Por que fazer com a Exchange do Bem?

Certamente viajar com a Exchange do Bem pode ser uma das melhores opções se você se preocupa com um ambiente seguro e impacto social. A Exchange do Bem inspeciona todos os projetos que apoia, verificando se o projeto é idôneo e qual o impacto do trabalho voluntário na comunidade atendida.

Além disso, antes de seu intercâmbio voluntário, você terá acesso a nossa plataforma de capacitação. Nela você encontrará cursos comportamentais e técnicos, que te prepararão ainda mais para sua experiência de voluntariado.

Em seguida, durante a sua viagem, seja qualquer o país escolhido para o seu intercâmbio, você contará com uma equipe de suporte local, que dará assessoria para o voluntário durante toda a sua jornada.

Por fim, mensuramos o impacto social causado pelo trabalho realizado pelos voluntários, pois queremos que cada intercâmbio social seja tão transformador para o voluntário quanto para a comunidade atendida.

Com toda certeza, a Exchange do Bem se torna uma empresa confiável e que se preocupa em transformar o mundo em um lugar mais justo e solidário.

Por que eu tenho que pagar para ser um voluntário com a Exchange do Bem?

Como toda viagem, quando você viaja existem os custos com transporte, orientação, hospedagem e alimentação. Os projetos sociais que buscam agências para receber voluntários não conseguem arcar com esses gastos sozinhos. Além disso, muitas dessas instituições precisam também das doações cobradas juntamente com o programa para manterem suas atividades.

Também quanto custa fazer intercâmbio voluntário vai depender do período da viagem. Quanto mais longa for sua viagem, mais caro serão os custos.

Por parte da agência, na grande maioria das vezes existe uma taxa de administração que cobre impostos, viagens para inspeções e seleção dos projetos, campanhas de marketing, apoio aos voluntários e gastos com comunicação.

Quer uma ajuda para começar a se organizar?

Eventualmente, se ainda não sabe como organizar o seu intercâmbio voluntário, que tal conhecer como funciona e como fazer intercâmbio voluntário em 7 passos? Se já sabe como fazer, mas ainda não escolheu o seu projeto, conheça todos os projetos que apoiamos para que você realize seu intercâmbio voluntário, clicando aqui.

Quem é a Exchange do Bem?

A Exchange do Bem é uma empresa social que organiza intercâmbio voluntário para mais de 70 projetos em 15 países.

Seja nosso voluntário e nos ajude a transformar o mundo em um lugar melhor. Comece escolhendo o seu projeto ou entre em contato conosco para te ajudarmos a descobrir o melhor projeto para o seu perfil.

quanto custa intercâmbio voluntário