Como trabalhar com animais selvagens e os Big 5?

. .

Não é de agora que os animais selvagens despertam interesse dos homens. E essa curiosidade perdura até os dias atuais. Para nós brasileiros, os grandes animais selvagens africanos fazem parte de nossas fantasias e sonhos de viagem. Dever ser por isso inclusive que frequentemente recebemos interessados em realizar trabalho voluntário com animais. Especialmente com os Big 5, no continente africano.

Mas e quais animais fazem parte do Big 5? Quais os requisitos para trabalhar com esses animais? Como fazer para trabalhar com eles? Nesse texto a gente explica tudo!

O que podemos adiantar? Todo contato, interação e convivência com esses animais garantem uma experiência única e marcante para o resto da vida.

O que são os Big 5?

Os Big 5  – conhecidos em português, pelos Cinco Grandes – são: leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo. Muita gente acredita que eles são chamados assim, por serem animais de grande porte. No entanto, eles receberam esse título, por serem considerados os animais mais difíceis de serem caçados no continente africano.

animais selvagens; trabalho voluntário animaisanimais selvagens; trabalho voluntário animaisanimais selvagens; trabalho voluntário animaisanimais selvagens; trabalho voluntário animais

Ao longo do tempo, os proprietários de terras que incentivavam a caça dos Big 5, perceberam que ao longo desse período, e se nada mudasse, eles iriam sacrificar suas maiores estrelas, como aconteceu com alguns animais dessas espécies.

Foi assim que surgiu outro nicho de negócio. Com o turismo e o contínuo interesse nesses animais, surgiu uma nova era de conservação. Atualmente, Os Big 5 se transformaram nos maiores tesouros fotografados pelos diversos turistas nos parques e passeios de safári da África.

Requisitos para trabalhar com esses animais

Para participar dos projetos com animais fora do Brasil, incluindo os Big 5, é preciso ser maior de idade e ter inglês no mínimo a partir do intermediário. Esses requisitos são importantes por questões de segurança. Para realizar um trabalho voluntário com animais selvagens é preciso entender as diretrizes e cuidados necessários.

Certamente, quanto às atividades, para evitar qualquer tipo de frustração por parte do voluntário e do projeto de trabalho voluntário com animais selvagens, é importante que o voluntário esteja ciente que as atividades vão ser bem braçais. Por exemplo, podemos citar: limpeza dos recintos, preparo de alimentos, servir os animais quando possível, pequenas manutenções e reformas das áreas.

Além disso, é válido lembrar que os voluntários ajudam na lida com os animais, e conviverão próximos de muitos animais. No entanto não é possível garantir quais animais estarão presentes. Nem é possível garantir a interação direta com os animais, pois apesar de viverem nos santuários, eles são animais selvagens e não domesticados.

Praticamente todos os projetos com animais estão localizados em reservas afastadas. Isso é importante pois proporciona um ambiente de paz e tranquilidade para os animais. Portanto, os voluntários estarão afastados de centros urbanos. Sendo assim, precisam estar dispostos a ter acesso limitado a internet, energia elétrica e sinal de celular também.

Sobretudo, o trabalho voluntário com animais selvagens, como os Big 5, é ideal para quem deseja um convívio maior com a natureza, longe da agitação de um centro urbano.

Como ir trabalhar com animais selvagens?

Existem algumas formas para trabalhar com animais selvagens na África. Em nenhuma delas será garantido que você terá interação e verá os Big 5, então esteja aberto as casualidades da natureza.

Uma das formas de trabalhar com animais selvagens é através de um intercâmbio voluntário. Existem várias empresas que organizam viagens para que os voluntários tenham a experiência de trabalhar em uma reserva afastada e ajudar no dia a dia da organização.

Nossa dica aqui é você procurar uma empresa idônea e confiável, pois você pode acabar em uma reserva de caça ilegal, promovendo justamente o contrário do propósito desse tipo de viagem!

Outra forma de trabalho, é você procurar santuários e reservas para entender como você pode ajudá-los. Alguns hotéis e resorts localizados nessas reservas contratam pessoas do mundo para ajudar em todo atendimento, e em alguns casos também com os animais.

Conheça nossos Projetos de trabalho voluntário com animais

Se você se interessou pela possibilidade de um intercâmbio voluntário, conheça os projetos que apoiamos na África do Sul para realizar um trabalho voluntário animais e com os Big 5:

African Horizon

Localizado em uma reserva afastada em Jeffreys Bay, a maioria dos animais atendidos são aves. O trabalho pode ser bem braçal, mas as lindas paisagens compensam todo o esforço. A acomodação é bastante simples e por estar no meio de uma reserva, tem muitos insetos. Para conhecer mais, acesse a página do projeto.

animais selvagens; trabalho voluntário animais

Cheetah Centre

Localizado em uma reserva afastada em Bela Bela “Limpopo”, a maioria dos animais presentes são guepardos. O trabalho também é bem braçal, mas acompanhar as atividades de conservação ambiental fazem a experiência valer. A acomodação do projeto é simples e por estar no meio de uma reserva, tem muitos insetos. Para conhecer mais, acesse a página do projeto.

animais selvagens; trabalho voluntário animais

Hands on Big 5

Localizado em uma reserva afastada em Port Elizabeth, esse projeto tem maior diversidade de animais. O trabalho voluntário com animais é mais focado em conservação e pesquisa. As visitas de campo são parte do dia a dia.  A acomodação do projeto também é simples e por estar no meio de uma reserva, é preciso estar preparado para muitos insetos. Para conhecer mais, acesse a página do projeto.

animais selvagens; trabalho voluntário animais

Child and Animal Care

Localizado em uma reserva afastada em Bela Bela “Limpopo”, essa é uma oportunidade única de trabalhar, com os animais e também pela educação ambiental com as crianças. A acomodação do projeto é simples, mas confortável o suficiente para uma noite de descanso. Por estar no meio de uma reserva, o voluntário pode se deparar com muitos insetos. Para conhecer mais, acesse a página do projeto.  

animais selvagens; trabalho voluntário animaisanimais selvagens; trabalho voluntário animais

Vamos nessa?

Lembre-se! Se estiver indo para um trabalho voluntário animais, ou a passeio em um safári na África, não se preocupe apenas em ver os Big 5.

Inegavelmente ao focar apenas nesses cinco animais – leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo, você acaba perdendo a oportunidade de apreciar as lindas paisagens e admirar outras espécies que podem ser muito mais interessantes do que as estrelas dos safáris africanos. Lembrem-se que os Big 5 são maravilhosos, mas a África pode te oferecer muitas outras oportunidades fantásticas.

projetos para voluntariar no exterior