É gratuito fazer trabalho voluntário na África?

. .

A África é um continente que ainda sofre muito com a desigualdade social e com as mazelas da pobreza extrema. É por isso que muitas vezes, quando pensamos em realizar um voluntariado fora do Brasil, um dos primeiros continentes que nos vem à cabeça é o continente africano. E muitos se perguntam também: É gratuito fazer trabalho voluntário na África?

Frequentemente nos deparamos com essa pergunta. Muitas vezes achamos que ao nos dedicarmos a um trabalho voluntário, não iremos ter nenhum custo. Afinal, “já estou doando meu trabalho”, certo? Não necessariamente.

Nesse texto vamos comentar sobre que tipos de voluntariado é possível fazer no continente africano. Além disso vamos abordar se é gratuito fazer trabalho voluntário na África. Explicaremos também o porquê o trabalho voluntário confiável e com impacto ser pago, e quais os custos associados.

Tipos de voluntariado possíveis no continente africano

Se você está animado para fazer um voluntariado na África já deve ter visto que são vários os tipos de trabalho voluntário que você pode realizar.

Primeiramente, se você está procurando algo gratuito, prepare-se para disponibilizar períodos mais longos para o trabalho voluntário. As vagas para fazer trabalho voluntário sem nenhum custo na África geralmente são em recepção de hotéis, atendimento em albergues, afazeres em fazendas, trabalho braçal em santuários de animais muito distantes de grandes centros.

trabalho voluntário na África gratuitoDo mesmo modo, se você tem pouco tempo, e quer mais impacto positivo, você pode trabalhar em outros projetos. Programas que apoiem a causa animal, com atividades diversas em santuários reconhecidos. Ou pode trabalhar em algo relacionado a proteção à infância, como em escolas ou em turnos-inversos. Se preferir pode escolher programas de empoderamento feminino. Nesse caso, geralmente não gratuito fazer trabalho voluntário na África.

É gratuito fazer trabalho voluntário na África?

Depende! Mas tenha em mente que você nunca vai pagar para trabalhar. Quando for pago, você vai pagar as despesas da viagem.

Fazer trabalho voluntário nada mais é do que destinar seu tempo, talento e trabalho para alguém ou alguma instituição que tenham necessidades que suas habilidades podem ajudar a suprir. E tudo isso, sem esperar nenhum retorno financeiro em troca.

Em alguns casos, a instituição até consegue arcar com alguns custos seus durante o expediente do trabalho voluntário. Mas tudo isso vai depender do acordo e do contrato que você tiver estabelecido antes de embarcar nessa jornada.

Fazer trabalho voluntário na África pode ser gratuito, geralmente se você se dedicar em tempo integral a esse trabalho. Em outras palavras, geralmente para conseguir esse tipo de oportunidade de forma gratuita é preciso que o voluntário fique mais de 4 semanas no projeto e assine um termo de responsabilidade, com entregas bem determinadas ao término do período.

Seja como for, como comentamos anteriormente, geralmente as oportunidades de trabalho voluntário gratuitas na África são: vagas em albergues, atividades em hotéis, trabalho em fazendas, em santuários de animais muito distantes.

No entanto é possível participar de um voluntariado na África em áreas de maior impacto positivo, sem um contrato de trabalho formal com uma ONG e por períodos mais curtos. Mas nesses casos, provavelmente será o voluntário quem irá arcar com suas despesas.

trabalho voluntário na África gratuito

Por que é pago?

É sempre bom lembrar que você nunca paga para fazer voluntariado, você só paga quando deseja viajar.

Ou seja, é preciso considerar que quando você viaja, sua viagem envolve custos com despesas burocráticas, passagem aérea, transporte, orientação, hospedagem e alimentação. A grande maioria dos projetos sociais que precisam de ajuda de voluntários, lutam para conseguir manter suas finanças em dia. E praticamente todos eles não conseguem arcar com os gastos da viagem sozinhos.

Além disso, aqui na Exchange do Bem, alguns projetos recebem como doação parte da taxa que cobramos para manterem suas atividades. Também há uma taxa de administração que cobre impostos, apoio aos voluntários, gastos com comunicação e inspeções dos projetos.

Lembrando que o trabalho voluntário é a doação do seu tempo, trabalho e talento, de forma espontânea. Se você fizer na sua própria comunidade, você provavelmente não terá nenhum custo.

Quanto custa?

Caso você queira viajar, os valores da viagem dependem do tempo de permanência e o destino que você escolher.

Se você quiser menos infraestrutura, como: transfer coletivo, quarto e banheiro compartilhados com muitas pessoas, sem atendimento personalizado, dentre outros fatores, você provavelmente poderá pagar um pouco mais barato.

Certamente, se você quiser uma empresa confiável, que inspeciona e seleciona as vagas de trabalho voluntário com cuidado e carinho. Que forma seus voluntários antes de participarem de qualquer iniciativa de voluntariado. E que propõe um atendimento único e personalizado, você provavelmente pagará um pouco a mais por isso tudo.

Nesse texto do nosso blog, você consegue entender um pouco mais quanto custa um intercâmbio voluntário.

Se animou? trabalho voluntário na África gratuito

Nós acreditamos no poder do voluntariado. Aqui incentivamos todos os tipos de trabalho voluntário, sejam os no seu próprio bairro, país, ou até no exterior.

Se precisar de ajuda para organizar o seu intercâmbio voluntário e quiser conhecer mais a proposta da Exchange do Bem, entre em contato conosco.

voluntariar no exterior