A Índia é uma das culturas mais fascinantes do mundo. Essa viagem será uma experiência cultural, onde viajaremos por locais históricos, conheceremos vilarejos rurais, cidades sagradas e atuaremos em um projeto social, o Aashray Care Home – um orfanato para crianças com HIV.
Ele faz parte da Postive Women Network of Rajhastan, uma ONG local que começou se engajando na luta pelos direitos de mulheres soropositivas. Hoje, já possui diversos programas que abrangem desde a conscientização de famílias afetadas pela doença até a mobilização jurídica junto à instituições governamentais para pleitar melhorias no sistema de saúde e educacional do Rajastão.
Além de servir de casa para cerca de 24 meninas, há um pequeno ateliê utilizado para criação de peças de artesanato que incrementam a renda mensal da instituição. No orfanato, as meninas recebem comida, cuidados médicos – com enfermeira e ambulância à disposição – e são matriculadas em escolas capazes de proporcionar educação de qualidade.
Esse trabalho voluntário na Índia é uma ótima oportunidade para quem quer aproveitar a oportunidade de conhecer o país com um grupo com os mesmos ideias.
As necessidades do orfanato são diversas, mesmo recebendo doações, tendo alguns patrocinadores e sendo muito bem organizado eles buscam alternativas para começar um pequeno laboratório de informática, promover e comercializar as peças de artesanato, melhorar seu website e mídias sociais e também pensar em novas maneiras de fundraising.
Para isso, procuramos voluntários criativos, dispostos a aprender com a situação do projeto, buscar o diálogo com os responsáveis – sempre mantendo a mente aberta para as diferenças culturais – e tentar promover um impacto social positivo para que o projeto continue evoluindo! O grupo contará com a presença de um coordenador da Exchange do Bem que irá orientar o andamento das atividades. Portanto, o principal requisito que buscamos em você é a proatividade e disposição para ajudar.
Para realizar o trabalho voluntário na Índia, a chegada será em Nova Delhi. O grupo será recepcionado no aeroporto. Depois de descansar, participará de atividades de integração, conhecendo a capital indiana e o Taj Mahal em Agra, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Depois, iremos para Jaipur onde realizaremos nosso trabalho. A cidade é conhecida como “A cidade rosa”, pois em 1876, o seu marajá mandou pintá-la dessa cor. A rotina será intensa, com diversos passeios, imersão na cultura indiana com yoga, pintura de hena, dress up com roupas tradicionais e bastante trabalho!
Obs: as vagas são limitadas e só serão aceitas as inscrições dos primeiros 15 voluntários que confirmarem a viagem.
Leia também: Locais de destino e necessidade de passaporte, visto, seguro saúde e seguro viagem
Leia também: Locais de destino e necessidade de passaporte, visto para índia e seguro saúde
Submit your review | |
Pela segunda vez faço uma viagem em grupo com a Exchange e a percepção pós projeto continuou a mesma: vamos com a intenção de ajudar mas voltamos pra casa com o coração transbordando de gratidão por todo carinho que recebemos. A troca entre voluntários e comunidade é muito rica e sobretudo intensa. É uma experiência que nos engrandece como seres humanos e abre nossos horizontes do ponto de vista cultural e pessoal. O mais legal é que ainda que eu tenha sentido isso nas duas oportunidades que tive com as viagens, cada projeto e cada grupo proporciona aprendizados diferentes. Por isso já estou logo de olho em qual será minha próxima aventura :)
Foi a minha primeira viagem com a Exchange e já quero planejar a próxima! Tive uma experiência muito boa com a empresa, desde o atendimento inicial até o suporte no local do projeto. E mesmo em um lugar tão imprevisível com a Índia, conseguimos finalizar todos os nossos planos para o orfanato e foi gratificante ver a recepção que tivemos das crianças do projeto.
A Índia é intensa, duas semanas pareceram um mês nesse país, porém eu faria tudo de novo. A Mãe Índia acima de tudo é surpreendente para aqueles que se deixam surpreender, ela nos relembra que o controle da nossa vida está em mãos de algo maior, que a vida é o que está acontecendo enquanto estamos ocupados fazendo planos. Ao me perguntarem qual foi minha parte favorita da viagem, com toda certeza falo que foram as pessoas. A imersão cultural, o entendimento do seu lugar num ambiente diferente e a humildade do povo indiano. Lembro-me e sinto saudades dos meninos do Aashray Care Home todos os dias, eles me ensinaram tanto. A troca mútua só é possível com total entrega de todas as partes, e, nossa, como a Índia entregou! A percepção de outra realidade e a expansão e explosão da bolha é com certeza indescritível. Sou eternamente grata ao nosso guia local, Surendra, que não hesitava em nos explicar, mostrar e buscar sempre tudo pelo nosso melhor. Expresso aqui minha gratidão ao meu grupo e estar no lugar certo no momento certo, as amizades que se encontram ao meio do caos indiano e formação de laços verdadeiros. Por último, creio que a Amanda Gattiboni, guia brasileira da EdB, que nos levou também foi uma pessoa abençoada e iluminada que nos ajudou a trilhar o caminho da nossa jornada na terra indiana. Obrigada por essa experiência, Exchange, e não vejo a hora da próxima aventura!
Uma experiência inesquecível muitíssimo obrigada