Quer atuar com conservação ambiental em um país cuja língua também é o português? Estamos procurando por pessoas que queiram fazer algo que valha a pena durante o seu tempo livre e que estejam preparadas para um trabalho na conservação da biodiversidade da ilha.
O Projeto Biodiversidade é uma ONG de conservação ambiental baseada na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Nesse programa, o foco é na conservação da fauna e flora do local.
Dessa forma, também são desenvolvidas atividades de educação ambiental, de capacitação para a comunidade, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de áreas protegidas e outras atividades.
Esse trabalho voluntário em Cabo Verde permite que você ganhe experiências práticas em campo, com contato direto com espécies-chave para a biodiversidade local.
Cabo Verde possui uma rica biodiversidade, tanto terrestre como marinha. Suas praias abrigam a maior população de tartaruga cabeçuda do mundo e suas falésias são criadouros de até 9 espécies de aves marinhas, incluindo a maior colônia da ave-de-bico-vermelho de toda a costa oeste da África.
Além da fauna, Cabo Verde possui diversas espécies de plantas, algumas delas ameaçadas de extinção.
Também possui uma variedade de ecossistemas e belas paisagens como praias e dunas de areia branca, pântanos, minas de sal, pequenas ilhas e penhascos.
Infelizmente, na última década, atividades ilegais dentro das áreas protegidas colocaram os ecossistemas da ilha em risco.
O crescimento do desenvolvimento costeiro descontrolado apresenta vários ameaças, como retirada ilegal de areia, destruição das dunas devido à excursões, caça furtiva de espécies protegidas e poluição.
O projeto
O Projeto Biodiversidade trabalha desde 2015 para aumentar a proteção dessas espécies nas áreas de proteção, implementando um programa de monitoramento de aves marinhas, plantas e espécies de répteis.
Além disso, organizam limpezas de praias e, mais recentemente, desenvolveram um programa participativo – o Programa da Reserva Natural da Costa da Fragata – junto com as autoridades e partes interessadas.
Até o momento existem mais de 500 ninhos registrados, mais de 1.200 aves anilhadas e o projeto monitora 6 diferentes populações de aves marinhas na ilha, além de recolher toneladas de lixo nas praias, dunas e constantes limpezas subaquáticas.
Juntamente com as autoridades locais, foram criados vários quilômetros de caminhos dentro da Reserva Natural da Costa da Fragata para a segurança e utilização de excursões turísticas.
Também realizam censos de flora e fauna, onde já foram registradas mais de 80 espécies de plantas, aves e répteis.
Por isso, sabendo do quanto dependemos de um planeta saudável para garantir nossa própria saúde no futuro, o trabalho voluntário em Cabo Verde é uma maneira de apoiar a natureza e ajudá-la a prosperar.
Através desse voluntariado com biodiversidade na Ilha do Sal, você pode ter certeza de que está contribuindo diretamente para proteger o ecossistema e as importantes espécies que fazem parte dele.
Portanto, se você está procurando um trabalho voluntário diretamente ligado na conservação e busca desenvolver novas habilidades, esta oportunidade é para você!
Faça agora sua inscrição e viva uma experiência única
Venha fazer a diferença nos mais seguros e impactantes projetos ao redor do Mundo!
"Eu amei o projeto, amei o cuidado da equipe comigo, tanto aqui, quanto lá. Foi uma experiência incrível e o exchange do bem fez uma super diferença com uma qualidade de serviço que eu não estava acostumada. "
Isabela Lozano Lara
Biodiversidade – Programa de Conservação da Ilha
Ilha do Sal, Cabo Verde
Ainda em dúvida sobre o destino?
Faça o nosso teste online e descubra os países que mais se alinham ao seu perfil.