O intercâmbio é um momento especial para muitas pessoas.
No período de procura de ofertas, é importante primeiro entender quais são os melhores países para intercâmbio.
Para escolher os países, é preciso analisar qual será a atividade realizada nessa região.
Além disso, você tem que entender um pouco mais sobre a cultura da outra nação, bem como as suas características climáticas e regionais.
Para isso, separamos uma lista de países para fazer intercâmbio, onde vamos te explicar os pontos positivos e negativos de cada lugar.
Acompanhe a leitura!
Melhores países para intercâmbio: lista completa
Confira abaixo a lista com os melhores países para intercâmbio:
Inglaterra
A Inglaterra é o maior país do Reino Unido, que tem como idioma oficial o inglês britânico, que é diferente do inglês norte-americano.
A Inglaterra é dividida em 8 regiões, com adição de Greater London (Grande Londres). Em termos de clima, o país é temperado, com alta incidência de chuvas todo o ano.
O país costuma registrar temperaturas entre -5°C e 30°C.
Outro detalhe importante a se levar em consideração é a sua moeda oficial, que é a libra. Trata-se de uma moeda mais valorizada do que o dólar, portanto, é preciso guardar mais dinheiro.
A sua cultura se destaca pelo apreço à Família Real Britânica, bem como às artes, o futebol e os pubs, que são espaços para encontros amistosos.
A população inglesa é um pouco mais introspectiva e privada e, portanto, pode soar como fria. No entanto, os relacionamentos respeitosos podem acontecer.
Para intercâmbios de estudo, a Inglaterra solicita o visto para cursos com mais de 6 meses de duração.
As crianças de 4 a 17 anos precisam de uma autorização para estudar no país.
Existem 3 principais vistos para estudantes na Inglaterra, que são:
- –Short-Term Study Visa: é o visto para cursos de 6 a 11 meses de duração. Com ele, não é permitido trabalhar ou estar acompanhado no país;
- -General Student Visa/Tier 4: serve para estudantes com mais de 16 anos de idade, que pretendem cursar por mais de 11 meses. Ele permite que o viajante trabalhe e more com familiares;
- -Child Student Visa/Tier 4: é a autorização para estudantes de 4 a 17 anos de idade.
Estados Unidos
Os Estados Unidos da América é um país muito influente para o planeta. Ele está localizado no continente americano, mais especificamente na América do Norte.
O país chama atenção de imigrantes, que buscam por oportunidades de estudo e emprego.
A capital do país é Washington D.C., e existem 50 estados no total. Ainda, existem outros territórios a parte que não entram na conta.
Os Estados Unidos são a melhor economia do mundo.
A cultura do país é marcada por tradições multiculturais, com influências de nativos, europeus e povos africanos.
O local conta com parques muito famosos, como a Disney. Além disso, as produções cinematográficas se destacam no país, pois Hollywood fica na região.
Os EUA ainda se destacam pela forte cultura esportiva, bem como pelo individualismo e o patriotismo.
Os intercâmbios no país podem acontecer para estudo e trabalhos diversos.
Muitas pessoas costumam ficar hospedadas em casas de famílias nativas, conhecidas como host family.
O país pede visto para entrada, tanto para viagem convencionais, quanto para intercâmbios. De acordo com o seu curso, será preciso submeter para um visto específico.
Irlanda
A Irlanda é a terceira maior ilha da Europa, situada, especificamente na Europa Ocidental. A ilha é dividida em dois países, a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.
A República da Irlanda, por sua vez, é um país independente, e possui 4 províncias: Munster, Leinster, Connacht e Ulster.
A Irlanda do Norte é de domínio do Reino Unido.
Existem duas línguas oficiais na região, que são o inglês e o gaelic. O país ainda possui habitantes que falam francês, russo, alemão, mandarin e polaco.
A moeda oficial da Irlanda é o Euro. O Euro costuma ser mais valorizado do que o dólar, variando entre R$ 5 a R$ 6.
A capital da cidade é Dublin, que além de ser bastante turística, é a que mais recebe intercambistas.
O clima da cidade é úmido e ameno, com alta incidência de chuvas. O verão no país não costuma ser tão quente.
Dados da Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) apontam que o ensino da Irlanda supera o dos Estados Unidos e da Inglaterra.
Os intercâmbios realizados na cidade, portanto, são predominantemente para estudo. Para trabalhos no país, é preciso realizar um curso com, no mínimo, 6 meses de duração.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um país situado na Oceania, continente conhecido por suas ilhas.
O seu povo é mesclado por europeus vindos durante a colonização do país, bem como pela população nativa, os maoris. Ele tem como moeda oficial o dólar neozelandês.
Os habitantes, em geral, tem uma boa qualidade de vida, graças à infraestrutura de alta qualidade do país.
Os idiomas oficiais da Nova Zelândia são o inglês e o maori.
Os brasileiros que desejam realizar intercâmbio no país de até 12 semanas precisam tirar uma autorização pela internet.
Já para aqueles que desejam estudar e trabalhar, precisam fazer um curso de ao menos 14 semanas, e solicitar um visto de estudante.
Austrália
A Austrália é um país localizado em uma ilha na Oceania. A sua capital é a cidade de Camberra. Trata-se de um dos melhores países para intercâmbio, e te explicamos o porquê:
O centro australiano tem um clima árido, pois conta com uma região desértica. Já no sul e no leste, o clima é ameno. O principal idioma do país é o inglês.
O país é conhecido por sua biodiversidade rica, bem como por sua boa economia. A sua moeda oficial é o dólar australiano.
Além disso, o ranking de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta a Austrália como um dos melhores países para se viver.
O Índice de Prosperidade de 2012 nomeou a Austrália como o quarto país mais feliz do mundo.
O seu ensino é de alta qualidade e, por isso, é um dos países mais procurados para intercâmbios de estudo.
O intercâmbio para estudo que dure mais de 12 semanas deve ser autorizado por um visto. Além disso, o mesmo visto permite o trabalho de 20 horas por semana. Nas férias, é possível trabalhar 40 horas semanais.
Canadá
O Canadá é um país localizado na América do Norte. O seu principal idioma é o inglês e o francês.
A moeda do país é o dólar canadense, que é ligeiramente mais desvalorizado do que o dólar americano.
O Canadá tem como característica uma cultura multicultural, visto que se preocupa com políticas públicas, e possibilita a imigração mais facilitada.
O Índice de Desenvolvimento Humano do país, em 2016, foi de 0,967. O país costuma figurar entre os dez melhores IDH’s do mundo.
O intercâmbio no Canadá oferece cursos diversos, nas áreas de tecnologia da informação, negócios, engenharia, inglês, marketing e saúde.
Alguns programas de intercâmbio da região permitem o trabalho, fazendo assim com que os estrangeiros complementem a sua renda.
O visto de estudante é necessário quando o intercambista for realizar um curso que dure mais do que 6 meses. Para quem deseja trabalhar, também é preciso obter uma autorização legal.
Espanha
A Espanha é um país espanhol, localizado na Península Ibérica. A capital do país é a cidade de Madri.
O clima da Espanha é continental e mediterâneo. As temperaturas podem cair bastante em algumas épocas do ano, mas no verão, por exemplo, o país chega a atingir 32 graus.
Além do espanhol, existem pessoas que também falam galego, basco, catalão e aranês.
O Sul do país conta com pessoas mais falantes, enquanto que no norte a população é mais reservada. A moeda oficial da Espanha é o Euro.
Para os intercâmbios na Espanha, é preciso passaporte, seguro viagem, comprovante de renda e de alojamento.
Os interessados em trabalhar precisam realizar um curso com mais de 90 dias de duração, e solicitar o visto de estudante.
França
A França é um país europeu, que tem como capital a cidade de Paris. A sua economia é fortificada pelo turismo.
O seu clima é temperado oceânico, com temperaturas amenas, geralmente baixas ou estáveis.
Trata-se de uma das maiores economias do mundo. A sua cultura é bastante influente, com grandes produções cinematográficas, literárias e musicais.
A gastronomia francesa é reconhecida por todo o mundo como uma das melhores e mais técnicas.
A sua moeda oficial é o euro, então é preciso guardar um bom valor.
Os intercâmbios no país costumam ser para o aprendizado ou aperfeiçoamento do francês, o idioma mais falado por lá.
Para quem deseja trabalhar, é preciso realizar um curso de mais de 12 semanas. O visto será necessário nestes casos.
África do Sul
A África do Sul é um país do continente africano, onde mais de 11 idiomas são considerados oficiais, mas o inglês é predominante.
O país possui uma fauna local muito apreciada pelo mundo. Não é à toa que muitos que visitam a África do Sul vão à um safári.
A sua cultura também foi bastante silenciada durante todo o seu processo de colonização, marcado pela alta exploração. Por isso, visitar este país te possibilita conhecer a diversidade multicultural local.
Os intercâmbios na região são para estudos, trabalho e trabalhos voluntários.
Na região existem diversas comunidades em situação de vulnerabilidade, e por isso, as ações sociais na área são de extrema importância.
O intercâmbio voluntário contribui para uma experiência extracurricular no currículo, para a construção de novas perspectivas nas comunidades impactadas e para o desenvolvimento pessoal de quem realiza esse tipo de atividade.
Como escolher o país para o meu intercâmbio?
Para escolher os melhores países para intercâmbio, siga estas dicas:
Primeiramente, selecione quais são os países que você deseja conhecer. Depois disso, entenda quais são as políticas do país quanto ao recebimento de estrangeiros.
Além disso, você precisa saber quais são os idiomas falados naquele país. Na maioria das vezes, saber o idioma será obrigatório, e ainda engrandecerá a sua experiência.
Contudo, ainda existem opções de intercâmbios em que não é preciso aprender nenhuma língua.
O clima é um ponto a se considerar, visto que vivemos a maior parte do tempo com temperaturas altas, com algumas exceções no Sul brasileiro.
Além disso, entenda qual é o fuso horário daquele país. Existem pessoas que podem ter muita dificuldade para conciliar os horários, tendo assim problemas com o sono.
No mais, ao encontrar um país que corresponda a essas características, basta entrar de cabeça.
A nossa recomendação é procurar uma agência que organize o seu programa de intercâmbio.
É possível organizar um intercâmbio por conta própria, mas é uma atividade muito mais difícil e desgastante.
A Exchange do Bem é uma empresa que oferece intercâmbios para trabalhos voluntários.
Você pode transformar a sua visão de mundo ao conhecer uma realidade diferente da sua. Além disso, é possível ajudar comunidades e animais que tanto precisam de apoio, seja afetivo ou de cuidados diversos.
Veja os nossos programas de intercâmbio voluntário!
Conclusão
Os melhores países para intercâmbio foram abordados neste artigo. De qualquer forma, optar por lugares não tão procurados pode ser muito interessante.
Conviver com culturas diferentes é enriquecedor pessoalmente e profissionalmente.
Gostou deste artigo? Nós recomendamos a seguinte leitura: “Intercâmbio com Trabalho: Como Funciona?”.
Para mais conteúdos relevantes sobre intercâmbio voluntário no exterior, acompanhe o nosso blog!
Saiba mais sobre: O que são os ODS da ONU?
Leia também: Locais de destino e necessidade de passaporte e visto