O que são férias voluntárias e volunturismo? Descubra como fazer

. .

A Exchange do Bem é uma empresa social especializada em férias voluntárias e volunturismo, mas você sabe o que isso significa?

Durante suas férias, nós conectamos voluntários com projetos sociais ao redor do mundo.

Porém, é muito importante você entender bem o conceito para de fato ajudar um projeto e ter uma experiência transformadora na sua vida também. Por isso, separamos alguns conceitos e dicas que achamos importante antes de você escolher o seu destino para suas férias voluntárias.

1. O que significa Férias Voluntárias e Volunturismo
2. Cuidados necessários e críticas
3. Como se preparar?
4. Projetos disponíveis
5. Qual o melhor país?
6. Como participar?

  1. O que são Férias Voluntárias e Volunturismo

Volunturismo nada mais é que a união de duas palavras: voluntariado e turismo. Você viaja para um destino que tem vontade de fazer turismo, mas aproveita seu tempo para ajudar um projeto também.

Já férias voluntárias tem o significado de usar suas férias, seja do trabalho ou da faculdade, para realizar uma viagem para fazer um trabalho voluntário.

  1. Cuidados necessários e críticas

Existem centenas de projetos no mundo que precisam da sua ajuda. Infelizmente, nem todos são seguros, confiáveis e de fato se preocupam com o impacto positivo.

Para evitar enviarmos voluntários para esses projetos, nós sempre inspecionamos os projetos e criamos uma equipe parceira no local para criar um ambiente seguro para nosso voluntário.

Esse cuidado é extremamente importante, afinal, são suas férias, e queremos que tudo ocorra bem durante ela.

Além disso, é muito importante que as atividades tenham continuidade para impactar positivamente os projetos. Já pensou se cada viajante ficar apenas um curto período e ninguém saber o que está acontecendo?

Por isso, na Exchange do Bem, nós contamos com uma área de Impacto Social para ajudar ainda mais os projetos e um dos cursos gratuitos que disponibilizamos para nossos voluntários é o Mensurar para Impactar.

Telegram
  1. Como se preparar para suas férias voluntárias ou volunturismo?

Todos que querem fazer esse tipo de viagem tem boa vontade. No entanto, nem todos estão de fato preparados para fazer volunturismo.

Nós organizamos as viagens para que sejam uma experiência transformadora tanto para o voluntário quanto para o projeto. No entanto, se o voluntário não está preparado para viajar, não será uma experiência transformadora para o projeto.

Pensando nisso, nós criamos uma plataforma com cursos online gratuitos para preparar o voluntário antes das suas férias voluntárias. O objetivo é trazer impacto positivo para todos os envolvidos.

É por causa dessas iniciativas que a Exchange do Bem é reconhecida pelos projetos como a agência que mais os ajudam. 

  1. Projetos disponíveis

Hoje apoiamos mais de 70 projetos em 15 países. É possível encontrar todos os projetos nessa página.

Para você encontrar o melhor projeto para o seu perfil, você por filtrar por país, tipo de programação, duração e se você tem conhecimento em alguma língua estrangeira. Contudo, não são todos projetos que exigem conhecimento em outro idioma, então todos podem viajar conosco.

opções de férias voluntárias
  1. Qual o melhor país?

Essa é uma das perguntas que mais recebemos por aqui. A verdade é que não existe um melhor país, porém existe um país onde seu perfil se encaixa melhor.

Por exemplo, você quer ter um grande choque de realidade e cultural também? Gana, Nepal, Quênia e Moçambique podem ser ótimas opções.

É sua primeira férias voluntárias e você gostaria de contar com uma melhor infraestrutura? Recomendamos que você faça seu volunturismo na África do Sul ou no Brasil, por exemplo.

Para ajudar nessa difícil decisão, preparamos um quiz que vai te dizer os três países que mais se encaixam com os objetivos dessa viagem.

quiz para volunturismo
  1. Como participar?

Para viajar conosco, é importante escolher o destino, projeto e o período da sua viagem. O processo de inscrição é todo online e temos voluntários espalhados em todo o Brasil e no exterior.

Após recebermos sua inscrição, um consultor entrará em contato para tirar suas últimas dúvidas e te enviar a proposta formal das suas férias voluntárias. Assim que você assinar a proposta, enviamos sua inscrição para o projeto para que eles possam confirmá-la.

Por fim, ajudamos com toda documentação necessária, assim como vacinas, vistos e todas as informações para você se preocupar apenas em aproveitar suas férias e ajudar o projeto escolhido.7 passos para suas férias voluntárias