Você ama animais e quer ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas? Seja um voluntário no Projeto Onça Pintada.
Atualmente o projeto ocupa uma área de 132 hectares, possuindo mais de 150 recintos que abrigam mais de 2.200 animais de 190 espécies de animais da fauna brasileira.
Esta população silvestre é mantida para Programas de Recomposição e Manejo, com desenvolvimento de técnicas de criação e pesquisas em nossa área de atuação. Todas as atividades com os animais são realizadas pela equipe do projeto e contam com a colaboração dos voluntários para as atividades do dia a dia.
A história do Projeto Criadouro Onça Pintada começou em 1995, quando um casal de médicos comprou uma fazenda em Campina Grande do Sul – PR. Primeiramente o intuito era de restabelecer a flora nativa e resgatar e cuidar de animais de pequeno porte da fauna brasileira (pacas, cotias e catetos) para reintrodução na natureza.
Lenta e progressivamente a cobertura vegetal foi sendo reconstituída ao padrão original com a reintrodução de espécies nativas de árvores ameaçadas. O retorno dos animais silvestres ao local foi lento e por vezes inexistentes devido ao desaparecimento da fauna nas propriedades lindeiras.
Em 2002 a propriedade recebeu 12 Cotias, e foi um sucesso da reintrodução desses animais em seu habitat. Assim, o projeto conseguiu autorização junto ao IBAMA para aproveitamento da área para receber, proteger e reproduzir outras espécies da fauna brasileira ameaçada.
Assim, em 2003 o Criadouro Conservacionista conseguiu a Licença de Operação de pelo IBAMA. Foi nesse ano que projeto recebeu o primeiro exemplar de Onça Pintada (chamado Juca), proveniente de um zoológico público fechado, devido à falta de condições adequadas de manutenção.
Depois do Juca vieram muitos animais de outras espécies, na maioria provenientes do tráfico, posse ilegal ou resgate de Fauna. Desde então, o criadouro tem crescido continuamente. Em 2009 criou-se então, a Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre.
E como os voluntários auxiliam no Projeto Onça Pintada?
Os voluntários atuam nas atividades diárias para manter os animais alimentados e vivendo em recintos limpos auxiliando a equipe que trabalha no projeto e os proprietários. Todos colocam a mão na massa. Isso é super legal de ver e vivenciar! Uma grande conquista do projeto foi a reintrodução de uma Onça Pintada em uma reserva ecológica na Argentina.
O relacionamento com as pessoas no projeto é muito amistoso e familiar. O trabalho é bem duro e braçal. Mas é feito por pessoas que amam muito animais. Dessa forma, o ambiente é cheio de boas energias e do sentimento de realização mútua pelo propósito do projeto.
O Projeto Onça Pintada é mantido pela Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, que tem como objetivo sustentá-lo e ampliá-lo dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo IBAMA, colaborando com a preservação e perpetuação da fauna e da flora silvestres do país.
Submit your review | |
Excelente
Excelente
Excelente
Uma experiência incrível vcs estão de parabéns!
Minha experiência foi incrível. Nunca pensei que um trabalho voluntario fosse fazer tão bem para a minha alma.
Superou minhas expectativas.
Tive uma experiência maravilhosa no criadouro, pude aprender muito e passar dias incríveis ao lado de pessoas do bem!! O trabalho e a estrutura do projeto são incríveis, pude ajudar e ter contato direto com os animais criados lá. Gostaria de agradecer a exchange do bem e ao criadouro por ter me proporcionado uma experiência tão única!! Super recomendo!!
A minha experiência com a Exhange do Bem foi fantástica. Equipe totalmente focada no cliente, desde a seleção do melhor projeto, para minha família, até os detalhes de segurança e transporte.
Toda a assistência dada durante a viagem foi ótima e a viagem superou todas minhas expectativas!
Super atenciosos e prontos para tirar toda e qualquer dúvida