Como ser voluntário em uma ONG Internacional?

. .

Como ser voluntário em uma ONG internacional?

Se teve algo que a pandemia nos ensinou, é como o mundo está conectado. Nesse ambiente onde as culturas se mesclam, e surge o conceito de multiculturalismo, se torna ainda mais relevante a atuação de ONGs internacionais. Nesse artigo, explicaremos o que é uma ONG internacional e como fazer parte das principais instituições globais.

O que é uma ONG internacional?

Uma ONG internacional é qualquer organização não governamental cuja atuação não se remete apenas ao âmbito nacional onde a ONG foi criada. Isto é, essas ONGs atuam globalmente.

Elas ajudam nas mais variadas causas como proteção à infância, proteção aos animais, empoderamento feminino, saúde, entre outras.

Como ser voluntário na ONU?

Trabalho voluntário significa sempre que é espontâneo e não tem qualquer tipo de remuneração. Se você está esperando que a ONG cubra seus custos com acomodação e alimentação, você já está procurando alguma forma de trabalho remunerado, e não voluntário.

Porém, algumas ONGs internacionais, como a ONU, que tem uma grande capacidade financeira, oferece ajuda de custo para os voluntários. Eles ficam normalmente entre 6 meses e 1 ano em cada região. Além de possuir experiência na área que deseja voluntariar, é necessário principalmente conhecimento em pelo menos um dos seguintes idiomas: inglês, francês ou espanhol.

As vagas são bem variadas e você consegue ver todas as vagas disponíveis no site do Programa de Voluntários das Nações Unidas. Conforme dados da ONU, mais de 7 mil pessoas são voluntários no programa anualmente.

Como ser voluntário no Greenpeace?

O Greenpeace é uma ONG internacional respeitada globalmente no âmbito ambiental. A Ong atua pela defesa do meio ambiente.

Para fazer ser voluntário no Greenpeace, é possível participar do Conexão Verde, a plataforma online de mobilização e voluntariado da instituição.

ong internacional

Como ser voluntário no Médico sem Fronteiras?

Mundialmente conhecida pelo excelente suporte na área da saúde, ser voluntário no Médico sem Fronteiras em campo não é uma tarefa fácil Conforme site da instituição, eles não trabalham com voluntários em campo. Por isso, o voluntário do médico sem fronteiras precisa atuar na sede do Rio de Janeiro.

No entanto, para quem tem interesse em trabalhar no médico sem fronteiras, é possível encontrar mais informações nessa página.

Como ser voluntário na Cruz Vermelha?

Outra ONG internacional bastante famosa é a Cruz Vermelha. O foco é sobretudo na proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência. Trabalham muito bem na área da saúde com primeiros socorros e prevenção. As inscrições para voluntários são feitas através do próprio site da organização.

Outra maneira de fazer parte de uma ONG internacional no exterior

Trabalhar em uma ONG internacional é o sonho de muita gente. Ter um propósito no trabalho e ainda estar em contato direto com as mais variadas culturas.

Infelizmente, fazer parte de uma ONG internacional muitas vezes é um privilégio de poucos já que a concorrência pelas vagas é enorme. Além disso, devido à atuação internacional, é necessário ter conhecimento em outros idiomas.

Para quem gostaria de ter uma experiência em uma ONG no exterior, é possível fazer um intercâmbio voluntário. Muitas das viagens têm curta duração e viajando através de uma instituição séria, como a Exchange do Bem, você impacta positivamente os projetos.

Além disso, a Exchange do Bem tem viagens em grupo onde não é necessário conhecimento em outra língua, assim como viagens no Brasil e em Moçambique, cuja língua nativa é o português.

No entanto, por atuar em ONGs de menor porte, os voluntários arcam com suas despesas. Porém, podemos garantir que esse investimento vale cada centavo. Essa será uma das experiências mais transformadoras que você terá na vida. Também pode ser o primeiro passo para você começar a trabalhar na área social, assim como aconteceu com o Edu, fundador da Exchange do Bem, que encontrou seu propósito fazendo trabalho voluntário no exterior.

voluntário ong internacional