Programas de intercâmbio: conheça os diferentes tipos e saiba como escolher o melhor

. .

Os programas de intercâmbio são uma experiência valiosa para aprender sobre novas culturas, diferentes costumes e também para praticar novas habilidades linguísticas em um ambiente do mundo real.

Entretanto, existem diferentes programas que se adequam a objetivos distintos ao viajar para fora do país para passar uma temporada.

Existem também os programas de intercâmbio gratuitos por meio de bolsas oferecidas pelo governo ou por Organizações Não-Governamentais e também os intercâmbios pagos.

Neste conteúdo, nós falaremos um pouco sobre os diferentes tipos de intercâmbio e como escolher o melhor de acordo com os seus interesses e objetivos. Vamos lá?

Aproveite e conheça também os intercâmbios voluntários da Exchange do Bem!

Por que fazer intercâmbio? Conheça as vantagens

Menina de óculos usando notebook, e trio de jovens ao fundo usando notebook também. Simbolizando a busca por programas de intercâmbioEnriquecimento cultural

Um dos grandes benefícios do intercâmbio é a oportunidade de aprender sobre outras culturas.

Parte da experiência consiste em ver novos lugares e conhecer novas pessoas, mas também ter a oportunidade de aprender sobre costumes e tradições diferentes.

Para muitos estudantes, esta é a primeira vez que eles são expostos a uma cultura diferente da sua. Como resultado, eles frequentemente voltam de sua experiência de intercâmbio com uma maior compreensão e apreço por outras culturas. 

Além de enriquecer a vida de cada estudante, o intercâmbio também tem o potencial de promover a compreensão e a empatia.

Reunindo pessoas de diferentes origens, os programas de intercâmbio cultural podem ajudar a quebrar barreiras e promover o respeito e a compreensão mútuos.

 Aprendizado de outra língua

Há muitos benefícios na troca de aprendizagem de idiomas com um falante nativo. Você não só pode aprender sobre a cultura e os costumes de outro país, mas também pode adquirir uma maior compreensão do idioma em si.

Quando você aprende o idioma com falantes nativos, você tem a oportunidade de praticar suas habilidades em um ambiente natural. Isto pode ajudá-lo a dominar a pronúncia e entonação do idioma, assim como aprender um novo vocabulário. 

Além disso, através do intercâmbio, você também pode obter feedback de um falante nativo sobre suas habilidades linguísticas. Isto pode ser um recurso inestimável para melhorar sua fluência e precisão. Porém, caso não seja esse seu objetivo, você pode realizar trabalho voluntário em moçambique falando português também.

Soft skills

Em um programa de intercâmbio, além de aprimorar o currículo, você acaba desenvolvendo algumas soft skills, isto é, atributos e habilidades interpessoais que desenvolvemos a partir da nossa experiência de vida e permitem que a gente interaja efetivamente com os outros.

Você vai aprender, por exemplo, a melhorar sua comunicação, a exercer o seu cérebro para solucionar problemas, gerenciar melhor o seu tempo e até desenvolver a sua inteligência emocional.

Ao participar de um intercâmbio, você tem a oportunidade de aprender com os outros e desenvolver as habilidades que o ajudarão a ter sucesso em sua carreira.

As soft skills são muito valorizadas por líderes de grandes empresas e são consideradas um bônus adicional no momento da contratação. 

Tipos de programas de intercâmbio

Mulher jovem sorrindo usando notebook, com prancheta de anotações ao lado, simbolizando programas de intercâmbioCurso de Idioma 

O intercâmbio de idiomas é um dos mais procurados por intercambistas de todo o mundo. Ele pode ser de curto período, durando cerca de 3 meses ou pode ser mais longo, de 6 meses a 1 ano, por exemplo.

Neste tipo de programa, a pessoa vai para outro país para estudar em uma escola de idiomas, seja inglês, espanhol, francês, etc.

Geralmente, as escolas de idiomas oferecem este tipo de intercâmbio como um pacote, no qual você já vai com um local de estudos pré-definido e também com acomodação.

O estudante também pode realizar este tipo de intercâmbio por fora, fechando a escola e a hospedagem por conta própria.

Se for de curta duração, muitas vezes, o estudante pode viajar com o visto de turista mesmo, o que facilita todo o processo.

Programa de intercâmbio para trabalhar 

Já no programa de intercâmbio de trabalho, o intercambista tem direito a realizar trabalhos remunerados no país.

O viajante pode realizar este tipo de intercâmbio para aperfeiçoar o seu currículo, investir na sua carreira ou mesmo para unir trabalho e turismo em apenas uma viagem.

Dessa forma, é possível receber em moeda estrangeira e aproveitar para viajar para outras cidades no final de semana e visitar pontos turísticos nas horas livres.

Vale lembrar que também podem ser realizados intercâmbios que unem estudos e trabalho, nos quais, geralmente, cada uma dessas tarefas ocupa meio período. Este também é um tipo bastante popular de intercâmbio.

Programa de intercâmbio High School ou graduação

O intercâmbio High School, também chamado de programa de intercâmbio do ensino médio, é uma grande oportunidade para estudantes entre 15 e 18 anos que querem morar fora do Brasil.

Os estudantes podem se mudar para fora do país por um semestre ou por um ano, vivendo com uma família nativa. É uma ótima oportunidade de vivenciar uma cultura diferente e fazer uma imersão em outro idioma. 

Já nos programas de graduação, na maior parte das vezes, vários estudantes intercambistas moram juntos em uma república ou dividindo apartamento.

Os jovens que vivenciam essa experiência voltam mais independentes e preparados para o futuro.

Intercâmbio Au Pair 

Este é um tipo de programa de intercâmbio para trabalhar, mas é um pouco mais específico, pois o intercambista atua diretamente como cuidador de crianças ou babá.

O intercambista passa a morar na casa de uma host family, isto é, uma família nativa que oferece alojamento, alimentação e salário em troca dos cuidados das crianças da casa.

O benefício é que o intercambista já viaja com lugar certo para ficar e recebe um salário, podendo viajar e curtir o país em seu tempo livre.

Por outro lado, a atividade exige muita responsabilidade, disciplina e adaptação, pois o viajante precisa adequar a sua rotina à da família de hosts.

Intercâmbio com trabalho voluntário

O intercâmbio de trabalho voluntário é capaz de unir diversos benefícios, mas de forma forma especial podemos destacar: um trabalho gratificante, a oportunidade de vivenciar uma cultura diferente e de estar em contato com um novo idioma, e também os benefícios que ele traz para o currículo.

Neste tipo de programa, que geralmente possui duração de algumas semanas, o voluntário pode escolher trabalhar com animais, crianças e projetos sociais diversos, de acordo com a causa que ele acredita.

O intercâmbio voluntário é uma experiência recompensante que possui incontáveis benefícios. E para isso nada melhor do que conferir a experiência pelos olhos de quem já esteve presente no local, não é mesmo?

Por isso, confira alguns depoimentos de pessoas que já realizaram um intercâmbio voluntário!

Melhores programas de intercâmbio: saiba quais são

O melhor intercâmbio é aquele que dá match com os objetivos que você tem para a sua vida. 

Por exemplo, se você deseja melhorar o seu inglês e viver períodos mais longos em uma nova cultura, pode ser que a melhor opção seja estudar e/ou trabalhar no exterior.

Já se você tem vontade de viajar para experienciar novas vivências, para aprender mais sobre si mesmo e para obter novas oportunidades para a sua carreira e seu currículo, talvez o intercâmbio voluntário no exterior seja a melhor opção.

A única pessoa que pode decidir o melhor programa de intercâmbio para o seu estilo de vida é você. 

Mas é claro que nós, da Exchange do Bem, podemos te ajudar neste caminho. Conhecer os nossos projetos de intercâmbio é um bom exemplo de onde começar. 

Como escolher um bom programa de intercâmbio: confira 5 dicas

Escolher o melhor programa de intercâmbio para você, envolve tomar uma série de decisões e entender melhor o que você está buscando com ele.

Outro ponto essencial é a decisão de quem vai te auxiliar com todo o processo, afinal você estará se mudando para outro país por alguns dias, semanas ou meses e precisa de um ponto de apoio confiável por lá.

Por isso, uma agência de intercâmbio pode ser uma ótima opção para quem quer viajar com segurança.

Confira as principais dicas para escolher um bom intercâmbio.

1 – decida o seu objetivo com o intercâmbio: seu foco é aprender ou fortalecer um novo idioma? Conhecer o mundo? Conhecer a si mesmo e descobrir seu propósito de vida?

2 – escolha quanto tempo você quer ficar; 

3 – defina um orçamento e inicie uma reserva de dinheiro para este objetivo, já levando em conta se você vai realizar uma atividade remunerada ou não;

4 – escolha o país para o qual você deseja ir;

5 – opte por uma agência de confiança e viaje para o exterior com segurança;

Que tal viver uma experiência de intercâmbio de forma imersiva, com muito aprendizado, cultura e ainda fazer o bem para quem precisa?

Então lhe convidamos a conhecer a Exchange do Bem. Somos uma agência de intercâmbio voluntário e podemos te ajudar na escolha do melhor projeto.

Conheça a Exchange do Bem e saiba mais sobre como funciona o intercâmbio voluntário!

Conclusão

Os programas de intercâmbio podem ajudar os estudantes a ganhar independência e confiança, além de ser uma maneira acessível de viajar e conhecer o mundo.

Viajar é uma excelente maneira de ampliar os horizontes e aprender sobre coisas novas, especialmente se for em um intercâmbio.

Por isso, faça a escolha do projeto com muito cuidado e sempre pensando nos benefícios que isso pode trazer para a sua vida.

E se precisar, conte sempre com a Exchange do Bem para fazer uma boa estadia!

Mais acessados

COMO FUNCIONA EM 7 PASSOS

9 PROJETOS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL: SAIBA MAIS!

QUAL O MELHOR PAÍS PARA VIAJAR PARA CADA PERFIL

COMO DESCOBRIR SEU PROPÓSITO DE VIDA E NA CARREIRA

10 CARACTERÍSTICAS QEU TODOS VOLUNTÁRIOS DEVERIAM TER

COMO TRABALHAR COM ANIMAIS SELVAGENS E OS BIG 5?

O QUE NINGUÉM TE CONTOU SOBRE FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO EM ORFANATOS